Prefeitura realiza audiência pública para discutir proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias

publicado: 07/05/2019 14h25

Foi agradecendo o apoio de servidores e participação da sociedade na construção dos processos participativos que o governo vem desenvolvendo, que o secretário de Planejamento de Parauapebas, João Correa, iniciou seu pronunciamento durante a audiência pública que discutiu proposta do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020.

O evento, realizado na noite de segunda-feira (29), no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), reuniu representantes de entidades de classe, ONGs e sociedade civil. “É de fundamental importância que a gente esteja envolvido para poder contribuir com o município. E isso só é possível em momentos de discussões como este junto à sociedade”, afirma Carlos Alexander, representante da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil.

A audiência contou com participação da Câmara Municipal, representada pelos vereadores Eliene Soares (MDB) e Marcelo Parceirinho (PSC). “Queremos parabenizar pela transparência que o governo vem dando ao trato dos orçamentos. O povo cobra isso da gente e temos que dar uma reporta de como serão investidos os recursos do município e estamos aqui para analisar”, diz o vereador.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro do ano seguinte. A proposta será analisada pelas comissões da Câmara Municipal de Parauapebas. Caso o legislativo proponha alguma emenda, o projeto retorna ao executivo que depois de análise encaminha novamente à Câmara para processo de aprovação.

Investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança estão entre as principais prioridades apontadas pelos participantes. “Parauapebas precisa ampliar os serviços do Centro de Atenção Psicossocial com o CAPS AD (Álcool e drogas) e outros”, alerta Eugênio Valeiro, cidadão que participou da audiência pública.

“O momento é de discutir e apresentar as demandas. A população de Parauapebas está envelhecendo e precisamos investir cada vez em mobilidade e ampliar a cobertura dos serviços nas Unidades de Saúde nos bairros”, afirma Nélio Mol, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A proposta do projeto de lei da LDO está disponível no site da Prefeitura de Parauapebas.

Texto: Anne costa

Fotos: Piedade Cardoso