Prefeitura realiza 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado

publicado: 24/06/2016 14h55

Foi realizado na quinta-feira (23), o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado. O evento com o tema “Eu e Meu Município Crescendo Juntos”, é uma iniciativa da Prefeitura de Parauapebas, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, e do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap).

A representante e mediadora do Selo Unicef das regiões Sul e Sudeste do Pará, Gilzane Moraes de Magalhães, explicou a importância do Fórum, que é uma prestação de contas para a comunidade das ações que foram realizadas nos últimos três anos do Município Aprovado. “Uma vez que Parauapebas já tem o Selo, que foi conquistado em 2009, e o município se propôs a participar novamente realizando uma série de ações para diminuir ou aumentar os indicadores”, explica.

Na oportunidade, foi apresentado o resultado do Plano de Ação elaborado no 1º Fórum Comunitário realizado em 2014. “Dessa forma avaliamos os direitos das crianças e adolescentes, se estão sendo assegurados ou não, bem como o que já está sendo realizado em prol das crianças e adolescentes”, destaca o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Aldo Serra.

“Foi muito satisfatório conhecer e avaliar as ações realizadas no município em prol das crianças e dos adolescentes. Temos muito ainda a fazer, mas verifiquei que estamos no caminho certo. A manutenção do Selo Unicef Aprovado é o reconhecimento dos avanços realizados no município”, opina a servidora pública, Francilma Dutra, participante do evento.

Já a pedagoga Odilene Gomes Mendonça, disse que adquiriu muito conhecimento das ações relacionadas às crianças e adolescentes de Parauapebas. “Estou satisfeita com os indicadores. Parabéns a nossa gestão municipal por ter desenvolvido um ótimo trabalho”, avalia.

“As ações voltadas às crianças e adolescentes têm sido pautadas nas áreas da Saúde, da Educação e da Assistência Social, e em cada uma delas o município vem alcançando resultados positivos, como o aumento do número de reformas e construção de escolas, atendimentos especializados, aumento de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com esses investimentos, o município consegue atender melhor suas crianças”, ressalta o chefe de gabinete adjunto, Marcelo Pontes.

Janaina Ravanelli
Assessoria de Comunicação | PMP