Prefeitura realiza 1º Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

publicado: 01/06/2016 14h32

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Mulher, realiza de 1º a 3 de Junho, o 1º Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Com o tema “Ciclo de Diálogos”, o objetivo é debater as questões de gênero e violência contra a mulher, estabelecendo uma articulação na definição das políticas públicas de prevenção e de enfrentamento da violência contra a mulher, além de sensibilizar e capacitar agentes públicos que atuam na Rede e sensibilizar os gestores públicos sobre a temática.

01/06 (Quarta-feira)

8h – Credenciamento

8h30 – Mesa de Abertura

Coordenadora da Mesa: Necy Delamarques – Secretária Adjunta da Mulher

Local: Auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), Rodovia PA – 275, s/n, bairro União

9h às 10h – Painel: Políticas Públicas para as Mulheres no Pará com Maria Trindade Tavares, Coordenadora Estadual de Promoção de Políticas para Mulheres e presidente do Conselho Estadual das Mulheres/Pará
10h – Debate

10h15 – Coffee Break

Coordenadora da Mesa: Maria Trindade Tavares (CDPM – Belém)

10h30 às 11h15 – Painel: 10 anos da Lei Maria da Penha e a nova Lei 13.104/15 (Lei do Feminicídio): Avanços e Desafios para a efetivação com Dra. Luciene Nascimento, promotora de justiça, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à violência contra a mulher – MP/PA

11h30 – Debate

11h45 às 14h30- Intervalo

Coordenadora da Mesa: Juliana Araújo – assistente social da Semmu

14h30 às 15h15 – Painel: Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher com Maria Trindade Tavares

15h15 – Debate

15h30 – Coffee Break

Coordenadora da Mesa: Christiane Lima Felício – Advogada da Semmu

Mediadora: Irenilde Barata – Comissão da OAB – Mulher

16h – Mesa Redonda: Violência contras as Mulheres: o papel do Sistema Judiciário, Ministério Público, Defensoria pública e Segurança Pública com Dra. Ana Carolina Carneiro, delegada do Deam, Dr. Thiago Evangelista, médico clínico geral e legista, Dra. Kelly Soares, defensora pública estadual, Dra. Maria Célia Lemos, conciliadora judicial do Cejusc e representante da OAB e Dra. Lucinery Nascimento, promotora de justiça.

17h30 – Debate

02/06 (Quinta-feira)

Local: Auditório do IFPA

Coordenadora da Mesa: Christiane Lima – advogada

8h30 às 9h30 – Painel: Gênero e Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra a Mulher com Regiane Barbosa, psicóloga da Semmu, Valéria Portilho, assistente social da Semmu e Juliana Araújo, assistente social da Semmu.

9h30: Debate

9h45: Coffee Break
Coordenadora da Mesa: Síndima Pinto – representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

9h45: Painel: Participação Popular e Controle Social: Atuação para o fortalecimento da rede com Maria Trindade Tavares, presidente do Conselho Estadual da Mulher.

11h30 – Debate

11h45 às 14h30 – Intervalo

Coordenadora da Mesa: Valéria Portilho – assistente social da Semmu

14h30- Painel: A violência contra a Mulher e o SUAS com Flávia Gil, assistente social da Semas e diretora do SUAS, Roberta Araújo, assistente social da Semas e coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) e Fabiano Marinho, coordenadora da Proteção Social Especial (PSE).

15h15: Debate

Coordenadora da Mesa: Regiane Barbosa

Mesa Redonda: A violência contra a Mulher como uma questão em Saúde Pública com Ana Lúcia Silva, tecnóloga em saúde e coordenadora de Saúde da Mulher, Wagner Caldeira, psicólogo e coordenador da Saúde Mental e representantes da Vigilância em Saúde, do Serviço Social do Hospital Municipal, da Atenção Básica em Saúde, do Hospital Municipal.

16h45 – Debate

17h – Construção de Proposta para o protocolo de atendimento à Mulher em situação de violência.

03/06 (Sexta-feira)

Local: Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), Rua A, bairro Cidade Nova.

9h – Audiência Pública do Ministério Público/Projeto Lenço e Movimento com Dra. Lucinery Nascimento , promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à violência contra a Mulher – MP/PA

Assessoria de Comunicação | PMP