Prefeitura premia iniciativas destaques na saúde pública do município

publicado: 11/12/2020 13h36

Atendimento humanizado, eficiência em processos e inovação foram alguns dos ganhos na saúde pública de Parauapebas com as 14 iniciativas apresentadas na 3º Mostra de Experiências Exitosas do SUS, realizada nesta sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores.

Com o tema “Ações da gestão municipal e serviços de saúde em tempos de pandemia”, o evento premiou as iniciativas que ficaram nas três primeiras colocações, de acordo com a comissão avaliadora: Ações de Humanização no Hospital de Campanha – primeiro lugar; Acolhimento Via Teleatendimento da Unidade de Saúde (UBS) Palmares Sul – segundo lugar; A UPA no Enfrentamento à Covid-19 – terceiro lugar.

A iniciativa Manhã Sem Estresse, promovida pela equipe da UBS VS-10 também ficou em terceiro lugar, mas a UPA conquistou a 3º colocação em função dos critérios de desempate. Para o enfermeiro Mauro Filho, que foi gerente geral do Hospital de Campanha e trabalha atualmente no HGP, “o reconhecimento dessas iniciativas estimula ainda mais os servidores”.

Sobre a Mostra de Experiências Exitosas

O evento está em sua terceira edição e é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo Agenilma Gomes, coordenadora da Educação na Saúde, “o objetivo principal é mostrar que existe um SUS que dá certo, que é muito bem feito, além de estimular os servidores da saúde no aprimoramento dos serviços e troca de experiências”.

Os trabalhos apresentados na Mostra passaram por um processo de triagem prévio, os autores fizeram a inscrição seguindo os critérios estabelecidos em edital. “Na primeira mostra tivemos nove trabalhos inscritos, na segunda 15 e agora foram 17, dos quais 14 foram selecionados, envolvendo vários setores da saúde e demonstrando mais engajamento dos servidores”, acrescenta Agenilma.

Para Terezinha Guimarães, diretora da Educação na Saúde – Saúde do Trabalhador e Humaniza SUS da Semsa, “trabalhar a dimensão da qualidade no atendimento ao público sem passar pela política de valorização do trabalho e do trabalhador, é complicado. Então, é esse o nosso desejo, de fomentar ainda mais essa valorização. Hoje foram apresentados trabalhos belíssimos, que impactaram diretamente a vida do cidadão, essas iniciativas merecem destaque”.

Trabalhos apresentados

Na lista abaixo está a pontuação obtida na avaliação da comissão julgadora por cada trabalho.

COLOCAÇÃO

TRABALHO

AUTORES

UNIDADE

PONTUAÇÃO FINAL

Atendimento humanizado no Hospital de Campanha

Mauro Francisco Brito Filho

Hospital de Campanha

Acolhimento via Teleatendimento

Ana Pricilla Monte Palma Campos / Moisés Batista Pinto da Silva

UBS Palmares Sul

A UPA no Enfrentamento à Covid-19

Ronaldo Silva Ribeiro / Fernanda Freitas da Silva Ferreira / Daniela Carrilho Martins / Flávia Loiola Chaves / Patrícia Araújo

UPA Cidade Jardim

Manhã Sem Estresse

Heliemare patrícia Franco de Oliveira / Dhatilane Merlyn Alves Mergulhão / Matheus José Pereira Reis / Irenica Costa Almeida / Antonia Ariana Guimarães / Eneida Rodrigues Almeida

UBS VS-10

Atendimento ao trabalhador no enfrentamento à Pandemia

Sandra Maria Ribeiro Costa

Educação em Saúde / Saúde e Segurança do Trabalho

Farmácia Viva

Dalília Pereira Marques / Luciana Alves Nogueira Silva

UBS Jerônimo de Freitas

Projeto Canguru

Letícia Aparecida da Silva Carvalho / Olinda Guedes / Edna Noia

CER

Eletroestimulação neuromuscular em pacientes acamados

Lorrane Barros Catucá

SAD

Atendimento noturno para pacientes domiciliares

José Batista do Nascimento Neto

SAD

Blogueirinhos? Conexão de cuidado de saúde física e mental via redes sociais

Tássio Vinícius / Kelia das Graças da Paiva Macias Nakai

UBS Liberdade II

Qualificação do Samu

Manoel Ilson Pereira Carvalho

Samu

Busca ativa e localização de familiares de pacientes SUS

Kaelison Miranda de Almeida / Ana Pricilla Monte Palma Campos / Maria de Fátima Araújo de Oliveira

UBS Palmares Sul

Formulário preenchimento manual ou digitável?

Anderson Penalva de Oliveira

CTA/SAE

Projeto Samuzinho

Manoel Ilson Pereira Carvalho