PREFEITURA PEDE SUGESTÕES A TAXISTAS PARA REERGUER SERVIÇO EM PARAUAPEBAS

publicado: 30/06/2017 20h07

A Prefeitura de Parauapebas vai estudar, juntamente com a categoria dos taxistas, a criação de um aplicativo, para facilitar a busca por táxis por quem precisa do serviço no município. A ideia foi colocada em reunião no final da manhã de hoje, 30, entre o prefeito Darci Lermen e a Cooperativa dos Proprietários de Táxi de Parauapebas (Coopersind), durante conversa sobre a reforma dos pontos de táxi dos bairros Beira Rio e Cidade Nova. Da reunião, participou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Sandoval Pacheco.

A cooperativa reconhece o esforço da prefeitura para melhorar a situação da categoria, como colocar fim às sobretaxas que vinham sendo cobradas do governo municipal por meio do DMTT. Contudo, pelo menos outras duas barreiras vêm empurrando a categoria para o desânimo: o transporte clandestino e a crise econômica, que têm levado muitos taxistas a abandonar a profissão devido à falta de passageiros. Aos que não têm opção, resta ainda um pouco de otimismo. “Mas a situação é precária”, afirmou o presidente da Coopersind, Gildo da Silva Chagas.

Darci Lermen pediu à cooperativa para que, dentro de uma semana, apresente uma pauta de sugestões à prefeitura sobre o que é possível fazer para reanimar a categoria. “Estou mais preocupado em criar condições para vocês trabalharem”, frisou o prefeito, que está convencido de que o aplicativo é uma das saídas para a melhoria do serviço e que será positiva tanto para os taxistas quanto para quem precisa de táxi.

O aplicativo já anteciparia para o passageiro o percurso da viagem e o valor da corrida. “Nós temos que nos adequar à modernidade, e eu acredito que o uso de um aplicativo poderá triplicar a procura pelos táxis”, disse Darci Lermen, que já autorizou um estudo sobre qual a melhor plataforma para ser usada pelo serviço de táxi.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Matheus Costa