PREFEITURA MOBILIZA MAIS DE 100 SERVIDORES PARA OS MUTIRÕES CONTRA A LEISHMANIOSE

publicado: 19/06/2018 22h15

Mobilização começou com a população da zona rural e segue para todos

os bairros de Parauapebas. Moradores aprovam.

Moradores de Palmares ll receberam na segunda-feira, 18, o início dos mutirões de combate à leishmaniose com ações conjuntas de secretarias e departamentos municipais.

Liderada pela Secretaria de Saúde (Semsa), a ação é uma força-tarefa que envolve todo o governo municipal, principalmente as secretarias de Serviços Urbanos (Semurb), de Obras (Semob), de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semed) e ainda a Assessoria de Comunicação (Ascom).

Na abertura das atividades, estiveram presentes os secretários de Saúde, Coutinho, e de Urbanismo, Edmar Lima, que conversaram com as equipes antes do início dos trabalhos.

Apenas a Semurb conta com 100 trabalhadores dos setores de limpeza pública, fiscalização e educação ambiental mobilizados para os mutirões. Já a Semsa colocou em campo 30 agentes de combates de endemias e agentes comunitários de saúde.

A moradora Ana Neta, 51 anos, disse aprovar a campanha, para não ser vítima da doença. “Com certeza o mutirão é bem-vindo, pois essa limpeza é fundamental. Temos alguns cães aqui na vizinhança com suspeita da doença e ficamos com medo de pessoas também ficarem doentes”, disse ela.

Já o morador Bernardo Oliveira, 52 anos, entende que conscientizar a população sobre a leishmaniose é uma das melhores formas de combater a doença. “A informação compartilhada aqui com os moradores é que vai garantir que as pessoas se cuidem”, comentou.

Os mutirões abrangem podas de árvores, roço, capina, limpeza pública, recolhimento de entulhos e gralharias, atendimento veterinário, campanha educativa sobre medidas preventivas contra a leishmaniose e educação ambiental.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental, Carlos Damasceno, o plano de contingência elaborado pela Semsa planejou mutirões em todos os bairros com previsão inicial para a execução das atividades até o mês de setembro.Após a finalização do mutirão em Palmares ll, os trabalhos passarão pela Palmares Sul, Nova Vitória e Ipiranga ainda este mês.

CAMINHADA

Cerca de 350 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Prudêncio de Brito realizaram caminhada pelas ruas do bairro Primavera para atrair a atenção de moradores para a campanha contra a leishmaniose. Estudantes e professores abordavam moradores a fim de conscientizar a comunidade sobre medidas preventivas e o cuidado com os cães que também são vítimas da doença.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Bruno Cecim