PREFEITURA LEVA OBRAS E SERVIÇOS PARA ALDEIAS XICRINS

publicado: 22/09/2017 12h48

A Prefeitura de Parauapebas deu início nesta quinta-feira, 21, a uma grande ação de impacto nas aldeias Xicrins, com realização de obras e serviços, para melhorar a qualidade de vida dos indígenas e dos trabalhadores que atuam na região.

Por determinação do prefeito Darci Lermen, estão trabalhando nas aldeias, numa verdadeira força-tarefa, as secretarias de Obras (Semob), Serviços Urbanos (Semurb), Planejamento (Seplan), Educação (Semed) e Produção Rural (Sempror), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaep) e ainda o Gabinete, por meio do Departamento de Relações Indígenas (DRI).

Entre as obras e serviços que começam a ser executados, estão a ampliação da Internet e da comunicação, reforma das escolas e quadras de esporte, construção de pontes, reforma de estradas, melhorias em toda a rede de iluminação, melhorias na rede de água inclusive com dosador automático de cloro e limpeza total das aldeias.

As necessidades dos Xicrins foram apresentadas em 14 de julho deste ano quando o prefeito e secretários se reuniram na aldeia Cateté, para apresentar o Plano Plurianual (PPA) do governo, para o período 2018/2021. Foi a primeira vez, no município, que as aldeias foram inseridas no processo de debate do plano.

Conforme explicou o secretário municipal de Planejamento, João Corrêa, o povo Xicrin tem tratamento diferenciado no PPA. Em que pese o fato de o plano prever ações a partir de 2018, as grandes necessidades das aldeias provocaram a prefeitura a já antecipar as melhorias no local.

Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}XICRINSOBRAS{/gallery}