Prefeitura lança programação em alusão ao Setembro Amarelo

publicado: 10/09/2021 14h35

O mês de setembro é dedicado a prevenção ao suicídio. Neste ano, a Prefeitura de Parauapebas através da secretaria municipal de saúde (Semsa), preparou uma vasta programação visando mobilizar a população para conscientização sobre o assunto, discutir sobre como identificar sinais da ideação suicida, além de informar como ajudar e buscar apoio psicológico.

Com o tema: conceito, prevenção, conscientização, locais de ajuda, quebra de paradigmas, frases a não serem ditas para uma pessoa com ideação suicida, as unidades básicas de saúde (UBS), que são a porta de entrada e oferecem um espaço de escuta, acolhimento e acompanhamento de atenção à saúde mental, assim como o centro de atenção psicossocial (CAPS), e clínica psicossocial, realizarão palestras em salas de espera, para o público presente (usuários e familiares e/ou acompanhantes), de acordo com a rotina de cada unidade.

Para o coordenador de saúde mental do município, Wagner Dias, a campanha é importante também para divulgar os serviços que a rede pública municipal oferta no atendimento de pessoas que buscam apoio psicológico.

Para o secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras, alertar a população sobre a importância da saúde mental é uma preocupação constante do governo Darci Lermen. “Sem dúvidas essa campanha é de extrema importância e vem com o objetivo de combater, alertar, prevenir e conscientizar as famílias e a sociedade de um modo geral sobre as causas e consequências gravíssimas que a depressão pode causar na vida de um ser humano. Nosso prefeito Darci Lermen está sempre atento a esta questão, pois sabemos que é uma doença que causa morte, tanto como qualquer outra doença se não for tratada a tempo”.

Confira a programação do Setembro Amarelo:

• 14/09 – Sessão Solene na Câmara de Vereadores – 9h;
  • 15/09 – Açaí Filosófico – Câmara de Vereadores – 8h às 12h;
  • 15/09 – Roda de conversa – Clínica Psicossocial (com familiares) – 9h;
  • 17/09 – Blitz Caps – Praça de eventos – Cidade Nova – 8h30;
  • 18/09 -Teste rápido de Depressão (Com pontuação) – Partage Shopping – 10h às 18h.

Texto: Nívea Lima/Semsa

Colaborou: Luciana Queiroz/Pmp