Prefeitura lança o Gira Renda e inaugura o novo  Parque de Iluminação Pública

publicado: 21/05/2019 12h25

Ainda como parte das comemorações dos 31 anos de Parauapebas, a prefeitura lançou o programa Gira Renda e inaugurou o novo Parque de Iluminação do município, em evento realizado na sexta-feira (17), na Praça de Eventos.

Desde o primeiro ano do mandato, o prefeito Darci Lermen idealizava um programa de transferência de renda que minimizasse a pobreza e extrema pobreza do município. Foram realizadas várias reuniões com a equipe técnica efetiva da Secretaria de Assistência Social (Semas), resultando numa proposta apresentada em meados de agosto de 2018, onde estavam presentes alguns vereadores e secretários municipais.

A coordenadora do programa, a socióloga Suely Guilherme, explica como o Programa vai funcionar, “o Gira Renda é um cartão no valor de 100 reais, com a função de crédito, para passar nos comércio locais. As famílias terão o alimento que é o mínimo para a garantia de sua sobrevivência.”

O Gira Renda foi idealizado a partir de levantamentos de dados municipais, considerando a base de dados do Cadastro Único (CADUNICO) para programas sociais, e os dados demográficos e econômicos disponíveis no último Censo do IBGE.

Neoly Castro, da Associação de Mães de Parauapebas, reconhece a importância do Programa, “ele vai beneficiar mais de cinco mil famílias. Vai ajudar muitas famílias de baixa renda. Só os pais sabem o que é ter um pão, um leite para dá para os seus filhos”.

Na ocasião, também foi inaugurado oficialmente o Parque de Iluminação Pública com Super LED. O secretário municipal de serviços urbanos, Edimar Lima, destacou que “foi um projeto muito audacioso. Somos a primeira cidade brasileira 100% iluminada com Super LED, a tecnologia mais moderna que existe. Entre as principais vantagens temos a segurança dos moradores, as melhorias na trafegabilidade de pessoas e veículos e o grande ganho na economia de 62,1%” na conta de energia da Prefeitura. Em função disso, e a pedido do prefeito, estamos estudando uma forma de reduzir o valor da taxa de iluminação pública na conta de energia de cada consumidor”.

Kiara da Silva, estudante, comemora a nova iluminação, “a mudança das lâmpadas deixou a cidade mais iluminada, nos deu mais segurança. Algumas  ruas dava medo de passar”.

No mesmo evento, também foram assinadas ordens de serviço para reforma da Praça Mahatma Gandhi, abertura de acesso entre a rua A e a Rodovia Faruk Salmen e para a reforma no prédio do DAM que vai trazer mais conforto para seus usuários.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Felipe Borges