Prefeitura lança campanha setembro vermelho: atenção aos sinais do coração

publicado: 28/09/2021 16h58

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo, por isso precisamos ficar atentos aos fatores de riscos e sintomas

A Prefeitura de Parauapebas através da secretaria municipal de saúde (Semsa), realizaram hoje, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Vs-10 a abertura oficial da campanha do Dia Mundial do Coração.

O Dia Mundial do Coração, ocorre todos os anos no dia 29 de setembro, é uma campanha mundial que alerta sobre os perigos das doenças relacionadas ao órgão, como hipertensão, arritmia, insuficiência cardíaca, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.

Em Parauapebas no ano de 2020 foram registrados 72 óbitos por doenças relacionadas ao coração, dentre elas 33% (24 óbitos), foram relacionados ao infarto agudo do miocárdio (IAM). Contudo, o que mais impressiona é que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas através de cuidados preventivos, atenção aos fatores de risco e tratamento precoce.

“É justamente isso que a campanha Setembro Vermelho quer conscientizar: a importância da prevenção, identificação precoce e tratamento adequado para pacientes cardiovasculares”, comenta o secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras.

Programação em alusão a campanha:

• 28/09 – UBS Vs10 – Abertura oficial da Campanha de 8h às 11h:

Serviços ofertados: Stand sobre alimentação saudável, pesagem índice de massa corpórea (IMC); atendimento médico, acolhimento: hipertenso, diabetes, sobrepeso, obeso, verificação de pressão arterial e glicemia.

• 29/09 – UBS Liberdade II – 8h30 às 11h:

Serviços ofertados: Aferição de pressão arterial, consultas médicas e orientações, com apresentação teatral explicando a importância do cuidado à saúde com a mudança de hábitos.

• 29/09 – UBS Rio Verde – 8h às 11h:

Serviços ofertados: Atendimento exclusivo para homens.

• 30/09 – UBS – Liberdade I – 8h às 11h:

Serviços ofertados: Sala de espera, palestra, incluindo aferição de pressão arterial, consultas médicas e orientações, com apresentação teatral, ações explicando os riscos, como cuidar da alimentação, sobre a importância da atividade física.

• 30/09 – UBS Altamira – 8h às 11h:

Serviços ofertados: Palestra, verificação pressão arterial, avaliação nutricional, grupo de idoso local e aconchego familiar.

Texto: Nívea Lima/Semsa

Foto: Renato Resende – Ascom/Pmp

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/SETEMBRO/SETVERMELHO Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}