Prefeitura investe em alta tecnologia para interligar serviços públicos em Parauapebas

publicado: 23/08/2021 09h50

Programa Cidade Inteligente vai modernizar município e

agilizar atendimento à população

Imagine que você poderá monitorar diariamente, de casa ou do trabalho, a frequência, o comportamento e o desempenho escolar do seu filho. E que todo o monitoramento poderá ser feito simplesmente com o uso do celular.

Imagine ainda que você não precisará mais de senha para ser atendido nas unidades básicas de saúde porque as consultas serão agendadas. E por celular, por meio do qual você também poderá acompanhar suas consultas e exames médicos e ainda verificar a disponibilidade de medicamentos nas farmácias da rede de atendimento à saúde do município. Isso, entre outros muitos serviços.

A Prefeitura de Parauapebas está perto de oferecer essa tranquilidade e segurança à população com o programa Smart City, também chamado de Cidade Inteligente, que começou a ser executado sob o comando da Secretaria Especial de Governo (Segov).

É um amplo programa que irá inovar e integrar não apenas a educação no município, mas todas as secretarias e órgãos públicos municipais, com o uso de tecnologia de ponta, o que irá modernizar a gestão do município, otimizar os serviços oferecidos à população e dar celeridade aos atendimentos e a implementação de políticas públicas.

“Isso vai trazer para nós o tão sonhado momento de transformar Parauapebas em uma smart city: uma cidade que proporcione aos moradores, a um toque de dedo, na tela do celular, todos os serviços públicos na mão. O futuro de Parauapebas é agora, e é dessa forma que ela vai se transformar durante esses quatro anos, com planejamento ordenado para fazer os investimentos nos lugares certos e na hora certa”, ressalta o secretário especial de Governo, Keniston Braga.

Para criar a Cidade Inteligente, informa o titular da Segov, a prefeitura irá contratar uma fábrica de software que irá produzir em Parauapebas aplicativos específicos, conforme as características do município, para que a população tenha acesso ao programa e possa usufruir de um serviço mais ágil.

Para toda essa conectividade, o programa estabelece a oferta de wi-fi público, com internet de qualidade para toda a população.

Nos próximos dias 1 e 2 de setembro, uma equipe da Segov estará em São Paulo para participar de um evento sobre cidade inteligente. Em 2020, no Ranking Connected Smart Cities, a capital paulista conquistou o primeiro lugar como a mais inteligente e conectada do Brasil entre 673 municípios com mais de 50 mil habitantes avaliados pela organização.

Texto: Rayssa Pajeú
Colaborou: Hanny Amoras