Prefeitura intensifica ações de conscientização durante Maio Amarelo

publicado: 17/05/2019 10h06

As ações para um trânsito mais seguro são realizadas durante o ano inteiro e foram intensificadas desde o dia 1º deste mês devido ao Movimento Maio Amarelo, que ocorre no município pelo 5º ano consecutivo.

“Fazemos palestras em escolas, empresas e instituições, além das blitzes educativas. Nosso objetivo é envolver a sociedade, buscando sensibilizar para a prevenção”, explica Socorro Duarte, coordenadora do Núcleo de Educação para o trânsito (NET).

Na manhã desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Parauapebas realizou a abertura oficial da campanha que reuniu autoridades, órgãos de segurança, servidores e operadores do transporte público.

“A gente tem que ter a consciência que quando a gente sai de casa para trabalhar, a nossa família fica esperando a gente voltar. Então temos que ter consciência e responsabilidade, respeitar a sinalização e às pessoas”, afirma o mototaxista Sebastião Santos.

Durante o evento, a equipe do NET apresentou a peça “A boa e a má conduta no trânsito”, que mostrava os perigos de uma mulher que por pouco não causa acidentes por estar conduzindo uma motocicleta sob o efeito de álcool. Situação semelhante aconteceu com Ivonete Macedo na vida real. Há 13 anos, ela sofreu um acidente de moto que a deixou sem os movimentos das pernas.

“Eu dei meu depoimento para que minha história sirva de exemplo. A gente nunca espera que um acidente venha acontecer com a gente. A vida e uma só e temos que cuidar”, relata Ivonete.

Além da sensibilização, a Prefeitura faz investimentos estratégicos. “Estamos sinalizando ruas, algumas mudando para sentido único, gerando diminuição de fluxo e consequentemente de acidentes. Sem contar com a abertura de novas vias como a Avenida A (que liga Beira Rio ao Residencial Alto Bonito) que vai dar ao condutor alternativas de trafegabilidade. Tem ainda os radares e semáforos”, declara Glauber Mota, secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI).

O conjunto de todo esse trabalho resulta na diminuição gradativa no índice de acidentes. De janeiro a abril de 2017 foram registrados 230 acidentes em Parauapebas, em 2018, no mesmo período, chegou a 181 e este ano foram 164.

Texto: Anne Costa

Fotos: Piedade Ferreira