PREFEITURA INAUGURA ALA DE SERVIÇOS ONCOLÓGICOS NO HGP

publicado: 11/05/2017 12h29

Em comemoração ao 29º aniversário do município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou na terça-feira, 9, a Ala de Serviços Oncológicos, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP). O novo espaço disponibilizará serviços como quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas.

Com a implantação do tratamento, pacientes de Parauapebas e região receberão atendimento especializado que possibilitará melhor prognóstico, conforto psicológico e tratamento junto à família, conforme ressaltou o prefeito Darci Lermen. “Os novos serviços oferecidos no HGP devem ainda reduzir gastos com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), risco em viagens, além de uma nova possibilidade econômica para o município (turismo hospitalar). Isso será um marco para a saúde pública do nosso município, algo inovador pra saúde”.

O novo espaço conta com quatro enfermarias, com capacidade para até 20 pacientes. “Os atendimentos serão feitos por meio de parceria entre público e privado. E com isso só agregaremos ainda mais a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes”, declarou o secretário municipal de Saúde, Francisco Cordeiro.

“Sou paciente oncológica. Há cinco anos que viajo pra fazer tratamento em São Luís. Viajo pra lá de seis em seis meses. As viagens até São Luís têm sido muito cansativas e demoradas. Mas agora tudo mudou, e pra melhor, pois vou poder desfrutar dos serviços oncológicos oferecidos pela rede pública de Parauapebas. Estou muito feliz e emocionada com essa iniciativa do nosso governo”, disse, entusiasmada, a paciente oncológica e membro do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan), Tereza Bezerra da Silva, 55 anos.

A inauguração contou com a presença do prefeito Darci Lermen; do vice-prefeito Sérgio Balduíno; da juíza da 2ª Vara Cível e Empresarial de Parauapebas, Eline Salgado e ainda de secretários, vereadores, servidores públicos municipais e de representantes do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan).

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos:Irisvelton Silva | Semsa