Prefeitura impulsiona produção de gemas e joias em Parauapebas

publicado: 05/07/2021 15h58

Vinte lapidadores foram certificados na sexta-feira, 2, e nova turma está prevista para o segundo semestre deste ano. Tudo como parte de uma estratégia para criação de um novo eixo econômico no município.

Um passo importante foi dado pela Prefeitura de Parauapebas para a criação de um novo eixo econômico no município: a formação de lapidadores de pedras preciosas, profissão praticamente inexistente no município, de onde as pedras saem em estado bruto principalmente para Minas Gerais, de onde são exportadas para países como China e Índia, para produção de joias e semijoias.

São toneladas e toneladas de ametista, topázio e quartzo incolor, que, sem valor agregado, pouco ou quase nada tem desenvolvido o Garimpo das Pedras, localizado a 60 quilômetros de Parauapebas.

Executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), o Projeto Gemas e Joias se propõe a mudar essa história. Para isso, o município precisa ter os seus próprios lapidadores de pedras preciosas. E 20 deles foram formados no final de junho pela prefeitura. Oito lapidadores, também denominados de lapidários, são do próprio garimpo e os demais da zona urbana do município.

A entrega dos certificados foi na última sexta-feira, 2, com as presenças do prefeito Darci Lermen; do vice-prefeito João do Verdurão; do titular da Seden, Mariano Júnior; dos vereadores Josivaldo da Farmácia e Zé do Bode e ainda do diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Mauro Barbalho.

Presentes também a coordenadora estadual de Gemas e Joias, Beatriz Oliveira, representantes do Sebrae, Senai e da Associação dos Moradores do Garimpo das Pedras, além de secretários municipais de diversas pastas.

“Estou muito feliz com esse trabalho, desse curso de 30 dias de gemas e joias, porque nós sabemos que a nossa região, nossa cidade, nosso município, tem um potencial extraordinário para desenvolver, inclusive com novas formas de melhorar a vida das pessoas”, pontuou Darci Lermen.

De fato, os novos lapidadores de Parauapebas não escondem a alegria com a nova profissão, como Margonha Silva, que falou em nome dos colegas. Para ela, o aprendizado vai abrir um grande leque de oportunidades para a própria melhoria de vida e para o desenvolvimento do município.

“Quero agradecer primeiro a Deus e ao prefeito Darci, em parceria com o Senai, Sebrae, e a Secretaria de Desenvolvimento por esse curso. Foi uma experiência muito gratificante, muito boa, e que eu possa estar contribuindo para o município”, disse Margonha.

O instrutor da turma, Max Zucoloto, elogiou o desempenho dos novos lapidadores, destacou a capacidade deles na arte da lapidação, falou da potencialidade de produção de pedras preciosas na região e orientou a turma a seguir em frente na profissão tendo em vista que eles são responsáveis em abrir um novo e promissor mercado de trabalho em Parauapebas.

Mais uma grande obra

Na entrega dos certificados, foi exibido um vídeo em 3D mostrando como será o Centro Tecnológico de Gemas e Joias de Parauapebas, cuja licitação para a construção da obra, em área já definida na PA-275, está prevista para o segundo semestre deste ano, como parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI).

Com a construção do centro, a formação de lapidadores e beneficiamento das pedras e oferta de infraestrutura para o desenvolvimento sustentável do Garimpo das Pedras, o secretário municipal de Desenvolvimento enfatizou que, em breve, Parauapebas poderá se destacar inclusive no mercado internacional.

“A gente pode contar isso como um novo eixo econômico do município e a gente quer que Parauapebas vire referência em nível de Brasil. A gente quer que nossas pedras vão pra fora com um formato e com as mãos da população de Parauapebas, que acho que isso é que é o mais importante. Agregar valor a isso é de suma importância pra nós”, afirmou Mariano Júnior.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Renato Resende