PREFEITURA DE PARAUAPEBAS GERA TRABALHO E RENDA NO CAMPO

publicado: 12/09/2018 22h12

Por meio da Sempror, mais de 1,6 mil produtores já foram capacitados com os mais variados cursos desde 2017

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), capacitou mais de 1,6 mil produtores rurais desde maio de 2017. Palestras, oficinas e cursos são ofertados constantemente para as comunidades da zona rural do município com o intuito de qualificar a mão de obra local e gerar novas alternativas de emprego e renda para o homem do campo.

Em menos de uma semana após o encerramento das capacitações, produtores rurais exibiram e comercializaram produtos durante a Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP), realizada entre os dias 5 e 9 deste mês. Em agosto, a Sempror ofereceu cursos de panificação, casqueamento e artesanato e, neste mês, os cursos de doma racional de equinos, operação e manutenção de máquinas e motores agrícolas e processamento de chocolate.

Cipós, gravetos, vassouras de açaí e folhas. Com matéria prima do PA Renascença, foi realizada a produção de peças ornamentais e utilitárias de artesanato. “Foi maravilhoso. Além de enfeitar a minha casa, eu quero vender e ter uma venda extra. Pretendo aperfeiçoar cada vez mais e vender as peças que são uma obra de arte, são muito lindas, então vale a pena investir mais ainda”, afirmou Núbia Alves.

A lavradora Zaiane Oliveira falou sobre a importância do curso de artesanato para a comunidade e sobre a experiência de participar pela primeira vez da FAP como expositora e comerciante. “A gente já fazia [artesanatos], mas não sabia fazer os acabamentos. É uma forma de a gente gerar mais renda, mais trabalho. É muito gratificante a gente está a primeira vez aqui na FAP”, disse.

INDEPENDÊNCIA

Betânia Maria, moradora da Vila Sanção, afirmou que os cursos abrem as portas, inclusive da cidade, para os trabalhadores do campo. “Com essa oportunidade a gente vai conquistando espaço. O empreendedorismo dos pães e doces derivados do leite [curso] que a gente já teve também gera emprego e renda pra nossa comunidade porque a gente pode estar transportando pra Parauapebas os nossos produtos”, apontou.

Para o secretário municipal de Produção Rural, Eurival Martins, o Totô, a divulgação dos produtos é tão importante quanto a qualificação dos produtores. “É uma forma de investimento da prefeitura, que ajuda a promover aquilo que está sendo produzido e transformado no campo. A produção de Parauapebas está aumentando significativamente e melhorando a qualidade tanto do produto in natura quanto do produto transformado”, relatou.

Diversificar a economia, acrescentou o titular da Sempror, é agora a palavra de ordem do prefeito Darci Lermen. “Nós estamos oferecendo capacitação para fazer com que os produtores rurais valorizem o campo, se alimentem melhor e adquiram renda a partir de uma produção diversificada de produtos. O campo possibilita tudo isso. Nós temos que criar alternativa de diversificação de renda. A mineração é finita e a gente não tem tempo a perder em produzir outras matrizes econômicas para a nossa cidade”, ressaltou Totô.

PARCERIA

Para a realização dos cursos ofertados desde o ano passado, a Sempror contou com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Organização das Cooperativas do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo(OCB/Sescoop), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar).

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Helder Messiahs