Prefeitura garante equipamentos para produtores rurais de Parauapebas

publicado: 09/03/2020 11h15

Dez ordenhadeiras mecânicas, três tanques de resfriamento de leite e mais de três mil estacas de eucalipto já começaram a ser entregues

A produção rural está a mil em Parauapebas. Só na semana passada chegou carregamento de dez ordenhadeiras mecânicas, três tanques de resfriamento de leite e de 3,3 mil estacas de eucalipto tratado para uso em 25 propriedades que receberão os pastos rotacionados.

Os tanques e ordenhadeiras já começaram a ser entregues e montadas para dez produtores inscritos no projeto Leite a Pasto (que tem infraestrutura adequada como cobertura, água, energia e piso no curral) em propriedades na Palmares I e II, PA Araçatuba, Paulo Fonteles e APA do Igarapé Gelado.

Os produtores que receberem as ordenhadeiras também receberão um kit de higienização que será utilizado durante um ano.  Em junho, a prefeitura vai distribuir mais quatro tanques de mil litros. Já as estacas, que beneficiarão produtores do Leite a Pasto e Cordeiro Mais Carne, começarão a ser entregues esta semana para as famílias que já receberam a implantação do sistema de irrigação.

A produtora rural Silvania de Araújo, que produzia cerca de dez litros de leite por dia e que às vezes tinha que comprar leite dos vizinhos para consumo, hoje produz quase cem litros por dia. “Eu faço queijo, requeijão, tiro manteiga, faço doce, mas o ramo forte mesmo é o leite. A gente não tinha como comprar essa ordenha. Minha família e eu estamos muito satisfeitos. Sem palavras para agradecer porque a prefeitura, aqui na minha propriedade, tem nos ajudado muito”, reconhece Silvania.

Capacitações

Também foi ofertado um treinamento técnico sobre “Manejo de Ordenha e Qualidade do Leite” para 65 produtores que trabalham com pecuária de leite. O curso ministrado pelo gerente técnico da empresa Weizur, Luiz Severi, ocorreu na manhã de sexta-feira, 6, no plenarinho da Câmara Municipal.

Essa é a sexta capacitação para os beneficiários do projeto. Além de gerar conhecimento, a aplicação das instruções promove também qualidade para os produtos e mais rentabilidade para o produtor.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Irisvelton Silva e Piedade Ferreira