Emprego e Renda

Prefeitura forma e qualifica 20 camareiras em Parauapebas

Turma foi formada pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e o Senar tanto para quem deseja ingressar na profissão quanto para quem decidiu se aprimorar.

publicado: 25/03/2022 17h51

Dentro da política de investimentos no turismo de Parauapebas, a prefeitura tem oferecido cursos para formação e qualificação de mão de obra do setor. E um dos mais importantes é o de hotelaria e de hospedagem, que vem crescendo no município e agora contam com mais 20 camareiras e camareiros prontos para um bom atendimento no mercado de trabalho.

A turma foi formada pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e o Senar tanto para quem deseja ingressar na profissão quanto para quem decidiu se aprimorar, como no caso de Elizângela da Costa, camareira há oito anos.

“Pra mim, esse curso foi assim uma porta que se abriu melhor ainda porque eu posso tanto me qualificar na carreira como ter o meu certificado em mãos. Pra mim, é muito importante porque a gente pode trabalhar mais preparada”, atesta Elizângela.

Com a tendência de mais hotéis e pousadas serem construídos em Parauapebas, o investimento na profissão vale a pena tendo em vista que a procura por esse profissional deve aumentar.

A coordenadora de Serviços Turísticos da Semtur, Suziane Ribeiro, ressalta: o curso “é de extrema importância” para inclusão social e geração de emprego e renda. “Quando a gente qualifica o munícipe, dá oportunidade para ele se inserir no mercado trabalho”.

De olho em bons negócios

Mas o curso de camareiros não atraiu apenas trabalhadores. Empresários, como Áquila Soledade Viana, também decidiram acompanhar as aulas porque, confessou ele, tem projetos para o futuro no ramo da hospedagem.

“Eu penso que você conhecer todas as camadas dentro de um negócio é importante pra que você tenha sucesso dentro dele. Então, eu vejo isso como sendo fundamental. Então, essa parte do camareiro, de toda organização de um hotel, é interessante pra que você consiga desenvolver um bom negócio”, aponta o empresário.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Piedade Ferreira