Prefeitura entrega quase meio milhão em crédito para pequenos empresários

publicado: 16/05/2019 01h30

A Prefeitura de Parauapebas entregou mais de R$ 490 mil reais em microcrédito para pequenos empresários do município, por meio do Banco do Povo. A iniciativa visa fomentar o comércio e estimular a economia da cidade.  De 2017 até agora, mais de 800 pessoas já foram beneficiadas, e cerca de 2.000 empregos diretos e indiretos foram gerados.

Em 13 anos de operação, este foi o maior comitê em termos de valores já realizado pelo Banco do Povo. Este ano 102 famílias foram beneficiadas. “É a primeira vez que minha filha vai receber um empréstimo do Banco do Povo, vai ajudar muito a nossa lojinha. Depois do meu acidente, ficamos com poucas peças. É da loja que eu e minha filha tiramos o nosso sustento e o de duas netinhas”, agradece Francisca Pessoa dos Santos, que têm uma loja de cama, mesa e banho.

Já Creusa Ribeiro, de 72 anos, é veterana no Banco do Povo, cliente desde o início. “Os empréstimos já beneficiaram muito minha família e a minha loja de cosméticos. Com o dinheiro das vendas dos meus perfumes eu venho ajudando o meu marido a criar nossos 10 filhos”, ela conta entusiasmada.

“Temos feito conquistas, aumentando os valores e o número de famílias beneficiadas com o microcrédito. Ainda teremos mais três comitês ao longo do ano, que vão somar 410 beneficiados. O investimento será de quase dois milhões de reais”, afirma Paulo Patrick, coordenador geral do Banco do Povo.

Darci Lermen, prefeito de Parauapebas, reforça que os micros, pequenos e médios empreendedores são os principais geradores de emprego e renda no país. “Quando criei o Banco do Povo, no meu primeiro mandato, eu tive a preocupação com estes empreendedores. É importante nós contribuirmos para a circulação de renda no município, esses quase 500 mil reais vão dar um resultado extraordinário para nossa cidade”, reforça o gestor.

Dados em 2018

Em 2018, 419 pessoas foram atendidas em seis comitês. Mais de um milhão e 980 mil reais foram aplicados nos seguintes setores: comércio (79%), serviços (15%), agronegócio (4%) e indústria (1%).

Os microempreendedores interessados em obter o crédito, devem comparecer à agência do Banco do Povo, localizada na Feira do Produtor (Rodovia Faruk Salmen, bairro Novo Horizonte), ou podem obter informações por meio dos telefones 3346-6971.

Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP