A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceira com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON), entregou dezenas de Carteiras de Gratuidade de Transporte Intermunicipal nos dias 18 e 21/01. Destinado a portadores de deficiências motora, auditiva, visual, intelectual e pessoas com transtorno global do desenvolvimento, o benefício facilita a locomoção no dia a dia dos usuários. A coordenadora da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência (CSPD), Rita Maia, explica que “o benefício garante o direito de transporte gratuito de um município para outro dentro do Estado do Pará”.
A nova carteira tem o dispositivo QR Code e proporciona mais agilidade na hora do deslocamento e também dá acesso as informações do usuário de forma transparente e segura. Para a esposa de um beneficiado, Ivone da Conceição, esse passe livre facilita muito a vida dela e do marido, que é deficiente visual. “O passe livre vai ajudar muito a nossa locomoção de agora em diante, poderemos ir viajar e visitar os parentes que moram no Estado do Pará”, opinou.
O portador de deficiência pode solicitar a emissão da Carteira de Passe Livre durante todo ano nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana.
__________________
Confira lista de documentos necessários:
* Duas fotos 3X4;
* Carteira de identidade original (Certidão de Nascimento, caso seja menor de idade);
* CPF (original);
* Comprovante de residência atualizado – água, luz ou telefone);
* Cartão SUS;
* Contato telefônico;
* Laudo médico (original e cópia) atestando a deficiência, emitido há um ano, com data, assinatura do Médico, carimbo da instituição de saúde e o CID da patologia;
*Em caso de deficiência auditiva, apresentar o exame de audiometria;
*E para casos de deficiência visual, incluir o exame de acuidade visual;
*Apresentar Carteira de Gratuidade (caso tenha);
*O formulário para preenchimento médico que consta no site: www.arcon.pa.gov.br
Texto: Janaina Ravanelli
Foto: Luciano da Silva
Assessoria de Comunicação – ASCOM |Sema| PMP