PREFEITURA E ICMBIO QUEREM POTENCIALIZAR TURISMO EM PARAUAPEBAS

publicado: 23/02/2017 13h13

Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentaram ao prefeito Darci Lermen e ao secretário de Meio Ambiente, Dion Leno Alves, na manhã desta terça-feira, 21, as atividades e projetos realizados conjuntamente com o governo municipal, além das demandas para o ano de 2017. A proposta é de reafirmar parceria com o governo municipal, por meio de um Termo de Reciprocidade assinado entre os dois órgãos.

Na oportunidade, o prefeito conheceu o trajeto do circuito turístico na Floresta Nacional de Carajás (Flonac), com trilhas, cavernas e cachoeiras, que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), ICMBio e Cooperativa de Ecoturismo de Carajás.

De acordo com o chefe da Flonac, Frederico Drumond, o programa de acesso ao Núcleo de Carajás iniciou em 2006, ainda no primeiro governo de Darci Lermen, com um posto de emissão de autorização para visitantes instalado na portaria de acesso à floresta.

Com o passar dos anos, o acesso cresceu e, segundo Drumond, é preciso viabilizar outros projetos para atender à demanda. “A proposta é reafirmar a parceria com a prefeitura para consolidar o projeto de uso público da Floresta Nacional de Carajás, que tem a vertente da educação ambiental com a formalização do Centro de Educação de Ambiental de Parauapebas e ainda a instalação de uma infraestrutura em Águas Claras, para termos em nossa região um centro de turismo no meio da flona”, disse Frederico Drumond.

Potencializar o turismo da cidade, por meio de um projeto que atenda bem os visitantes e dê oportunidade para que os próprios moradores da cidade conheçam a beleza da Floresta de Carajás, foi outro assunto da reunião.

“Parauapebas tem os atrativos. Temos que estruturar esses atrativos, criar uma comunicação, formar os guias, oferecer segurança e fazer o link com o turista. Isso pode aquecer a economia, empregar pessoas e ainda podemos valorizar algumas estruturas que já existem, como hotéis e restaurantes que pode aquecer a economia com a presença do turista que vem conhecer a Floresta”, pontuou Frederico Drummond.

O prefeito Darci Lermen afirmou que a prefeitura está de portas abertas para parcerias que colaboram com o desenvolvimento do município em todas as áreas. “Educação ambiental, turismo ecológico, exploração da Floresta Nacional de Carajás são elementos importante que podem colaborar para a geração de emprego e renda de nossa cidade. O ICMBio é um parceiro extraordinário porque a flona está sob a tutela deles. Eles ajudando a gente, com essas questões, ajudam o município”, ponderou o prefeito.

Entres as demandas apresentadas estão:

– Oficialização do Ceap
– Novo Plano de Trabalho do Termo de Reciprocidade
– Reforma da Base de Águas Claras
– Criação da coordenação /Departamento de Uso Público
– Autorização online, por meio do site da Prefeitura de Parauapebas.

Liliane Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP