PREFEITURA DE PARAUAPEBAS VAI MODERNIZAR LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

publicado: 04/12/2018 18h39

Começou no dia 26 de novembro e será encerrado na próxima sexta-feira, 7, o curso de capacitação de 100 servidores municipais sobre Licitações e Contratos Administrativos. Para melhor desempenho, os alunos foram divididos em duas turmas no período matutino e vespertino, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Para o servidor William Duarte, o reflexo da capacitação será um avanço no processo de contratações públicas. “Nossas formas de contratação vão estar ainda mais condensadas diante da lei. A execução dos nossos contratos vai ser melhor e quem vai ganhar é o município de Parauapebas, que vai profissionalizar mais as contratações e contratar melhor as empresas. Essa capacitação é muito importante porque nossos servidores vão estar mais preparados para executarem o serviço”, assegura ele.

Marcus Alcântara, um dos professores do curso, explicou que a capacitação foi projetada para acontecer em dois módulos: um sobre a fase interna do processo, que é a fase do planejamento, e o outro sobre a fase externa, que é a fase de seleção dos fornecedores e gestão do contrato. “A mim coube fazer a parte interna. A fase interna é pensada, planejada, estudada”, diz ele.

De acordo com Alcântara, os alunos estão aprendendo sobre a importância de planejar bem uma contratação, de fazer um termo de referência muito bem elaborado, que pensa em todas as situações que o pregoeiro, gestor e fiscais de contrato vão se deparar no curso do processo. “A gente traz pra cá as ferramentas mais modernas que existem hoje na gestão pública, notadamente aquelas que são emanadas do governo federal”, assinala.

“O município não consegue com recursos próprios atender a todas as suas necessidades. Então, a grande maioria de suas demandas precisa ocorrer do mercado. Como se dá essa abordagem ao mercado, como se dá essa seleção, quais são os requisitos de uma contratação. É isso que a gente vai trazer pra cá. Pra modernizar aquilo que já funciona bem, que são as contratações públicas. Mas vai melhorar muito mais. A gente parabeniza o município pela iniciativa”, declara Marcus Alcântara.

Texto: Rayssa Pajeú
Foto: Arquivo | Ascom