Prefeitura de Parauapebas homenageia alunos medalhistas na Olimpíada de Matemática

publicado: 16/08/2019 16h27

Reconhecimento é a palavra da vez. A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), homenageou os seis alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2018. O evento de certificação ocorreu na última quarta-feira, 14 de agosto, no auditório da Prefeitura.

Mateus Carvalho Gonçalves (Escola Dorothy Stang), Victor Joel da Silva Fernandes (Escola Olga da Silva), Marcos Vinícius Alves Amorim (Escola Eurides Santana), Kauan Kevem Sousa Farias (Escola Chico Mendes) e Carla Ellen Lima Lemos (Escola Estadual Eduardo Angelim) são os nossos “bronze”. Já Lucas Fernandes Araújo Silva (Instituto Federal do Pará – IFPA) é o nosso medalha de prata. Todos eles receberam certificado de reconhecimento pelo bom desempenho nas olimpíadas.

Além da certificação, a programação também contou com coffee break, exibição de vídeo da premiação dos alunos e depoimento da aluna Carla Ellen Lima Lemos, medalhista da Obmep, e participante do 6° Encontro do Hotel de Hilbert, em Santa Catarina. Na ocasião, os professores dos estudantes também foram homenageados e os medalhistas receberam, dos representantes do governo municipal, palavras de incentivo e felicitação pelas conquistas.

O aluno Kauan Kevem Farias, da escola Chico Mendes, ficou muito grato com o reconhecimento. “Esta é minha primeira medalha na competição. Essa homenagem é um incentivo para buscarmos cada vez mais resultados”, destacou o aluno, mencionando que já foi classificado para a segunda fase da olimpíada, edição 2019, e que almeja o ouro.

“Estou muito feliz. É gratificante ver um trabalho reconhecido. Nós, que convivemos com os alunos, percebemos o anseio deles e torcemos para que cheguem a resultados como este”, destacou o professor Reulison Walmir dos Santos, da Escola Doroty Stang.

Para o secretário de Educação, Luiz Vieira, os estudantes são motivo de orgulho. “Estes alunos fizeram com que Parauapebas conquistasse o maior número de medalhas da região. Eles deram, ao município, destaque total, nada mais justo do que proporcionarmos esta singela homenagem. É uma forma de incentivo, de torná-los espelhos para outros jovens, para que este ano possamos dobrar e, quem sabe, triplicar o número de medalhas”, almeja o gestor, mencionando que, na próxima edição, terá premiação para os professores.

DESTAQUES

Tanto a aluna Carla Ellen Lemos, quanto Lucas Araújo, são exemplos de sucesso nas olimpíadas. Ela já conquistou cinco medalhas: quatro de bronze (2014, 2016, 2017 e 2018) e uma de prata (2015) e ele, quatro: dois bronze (2016 e 2017) e duas de prata (2015 e 2018). A Carla, pelo seu bom desempenho acadêmico, representou a região no 6° Encontro do Hotel de Hilbert, ocorrido em novembro de 2018, em Florianópolis (SC).

Segundo o coordenador de matemática dos ciclos finais e também coordenador da Obmep no município, Pedro Emiliano Botelho Neto, que também foi certificado na ocasião, toda essa simbologia tem um significado especial. “Este momento valoriza o esforço dos alunos e também valoriza o nosso trabalho enquanto professores”, comemorou.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Piedade Ferreira

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/ANO2019/AGOSTO/OBMEP Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}