PREFEITURA DE PARAUAPEBAS E VALE ASSINAM CONVÊNIOS DE R$ 10 MILHÕES PARA INVESTIMENTOS SOCIAL E AMBIENTAL

publicado: 24/03/2018 15h02

A população de Parauapebas tem sido a grande beneficiada com o diálogo permanente e que tem sido fortalecido entre a prefeitura e a empresa Vale nos últimos dois anos e que resultou na assinatura de mais dois convênios entre o poder público e a mineradora.

O repasse agora será de R$ 10 milhões pela Vale, para investimentos nas áreas social e ambiental. Os convênios foram assinados na última segunda-feira, 19, em cerimônia que reuniu, além do prefeito Darci Lermen e diretores da Vale, vereadores liderados pelo presidente da Câmara, Elias Ferreira, e secretários municipais.

Para a assinatura dos dois convênios, foram quase dez anos de discussão, conforme observou a secretária adjunta de Assistência Social, Suely Guilherme, coordenadora do Grupo de Trabalho criado em 2013 para dialogar com a Vale, mas que parou de se reunir e foi retomado pela atual gestão. “A assinatura desses convênios é mérito da sociedade”, frisou ela, referindo-se ao envolvimento de representantes de vários setores nas discussões para chegar a um senso comum.

Suely destacou a importância do bom entendimento entre governo e empresa, para que cada um cumpra o seu papel entre deveres e direitos, para a melhoria de vida da população. “Parauapebas não seria o município que é se não fosse a empresa que tem; e a empresa não seria o que é e não estaria aqui se não fossem os nossos minérios”, observou a secretária adjunta.

Um dos convênios será para investimentos na ampliação do Abrigo Esperança, que atua na proteção de crianças e adolescentes e que já vem passando por reformas; em oficinas para o Projeto Pipa; e compra de equipamentos para o Sine. A prefeitura também irá receber duas vans equipadas para prestação de serviços socioassistenciais e o município passará a contar com um Centro de Gestão Ambiental (CGA).

Dos R$ 10 milhões, serão repassados R$ 3 milhões para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Mandela, que já está em construção pela prefeitura no bairro Tropical para atender a 1,5 mil alunos. A estimativa é de que durante a fase de obras do CGA, da escola e a reforma do abrigo gerem cerca de 300 novos empregos no município. Outro convênio, de R$ 7 milhões, faz parte de contrapartida da Vale pela instalação do ramal ferroviário.

“Essa é uma parceria que vai dar certo hoje e vai dar certo sempre pelas próprias motivações das partes”, afirmou o gerente de Sustentabilidade da Vale, João Coral, para arrematar: “Sem parceria, sem compartilhamento, a gente não caminha. E a gente quer caminhar juntos. É nossa contribuição para deixar um legado para o presente e futuro de Parauapebas”.

E legado para muitas crianças. Os alunos de karatê do Projeto Pipa também estavam presentes na cerimônia e fizeram uma apresentação do aprendizado, que já rendeu troféus e medalhas para eles. “O convênio representa inclusão social para crianças de baixa renda, que jamais conseguiriam fazer um esporte não fosse por meio de parcerias como essa. Hoje estou feliz”, declarou Mestre Girão.

IMPORTÂNCIA DE PARAUAPEBAS

O prefeito Darci Lermen ressaltou a importância de Parauapebas para a economia do Pará e do Brasil. Citou dados da Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), que mostram que em 2020 os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis serão responsáveis por 70% de toda a produção de ferro do País. Em janeiro, ainda segundo a associação, o Pará produziu 14,1 milhões de toneladas de ferro, o que resultou em US$ 652,92 milhões em exportação, enquanto Minas Gerais exportou US$ 534,72 milhões no mesmo mês.

Ou seja, frisou o prefeito, os dados reforçam que todos ganham com a produção mineral de Parauapebas e que isso precisa se converter em obras e serviços para a população. “É bom para a empresa; é bom para nós fazermos essa interface com a Vale porque quem ganha é a população”, apontou Darci Lermen, que elogiou o Grupo de Trabalho por ter conseguido construir novamente a relação entre governo e a empresa, que estava desgastada. “À medida que todos estão interessados em transformar para melhor o município, a vida da população, não tem como dar errado essa parceria”, sentenciou o prefeito.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Bruno Cecim