Prefeitura de Parauapebas busca convênio de capacitações para cooperativas

publicado: 03/07/2019 11h46

No início desta semana, representantes da prefeitura de Parauapebas buscaram parcerias para capacitação de mão de obra junto ao Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará OCB/PA, em Belém, com o objetivo de formalizar convênio para a formação em cooperativismo no município.

Segundo Júnior Serra, superintendente do Sistema OSB/SESCOOP-PA, o município tem grande potencial para o desenvolvimento do cooperativismo, “Parauapebas tem tudo para se tornar uma referência no estado do Pará. Esta parceria é bastante estratégica, ela pode trazer muitos benefícios para o município. Quando os empreendedores estão organizados, eles geram renda e trabalho”.

O Sistema OSB tem feito um trabalho de aproximação com o município no âmbito de apoio na gestão de cooperativas, construção e regulamentação de políticas públicas específicas e o fomento a iniciativas de geração de trabalho e renda, como também na formação profissional com cursos de especialização em empreendimentos agroalimentares e desenvolvimento agro regional promovido pelo Instituto Federal do Pará (IFPA).

Girlan Pereira, relações institucionais da Prefeitura e coordenador especial de emprego e renda, informou que, “esta é uma das etapas para a consolidação do termo de convênio a partir das demandas da comunidade já identificadas pelo governo municipal e que buscam gerar emprego e renda para nossa gente”.  

Como funciona o Sistema OCB

O Sistema OCB é composto por três instituições: a OCB Organização das Cooperativas Brasileiras, que promove o cooperativismo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representa o movimento dentro e fora do país; a Confederação Nacional das Cooperativas, que é a entidade sindical de grau máximo das cooperativas, seu trabalho é defender os interesses da categoria, promovendo, ainda, a integração entre as federações e os sindicatos de cooperativas; e o SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema “S” Cooperativista) que formula e oferece cursos de capacitação, com foco na formação profissional, educação cooperativista, gestão, liderança cooperativa e promoção social, entre outros.

Texto: Andreia Reis

Fotos: CETER

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP