No início desta semana, representantes da prefeitura de Parauapebas buscaram parcerias para capacitação de mão de obra junto ao Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará OCB/PA, em Belém, com o objetivo de formalizar convênio para a formação em cooperativismo no município.
Segundo Júnior Serra, superintendente do Sistema OSB/SESCOOP-PA, o município tem grande potencial para o desenvolvimento do cooperativismo, “Parauapebas tem tudo para se tornar uma referência no estado do Pará. Esta parceria é bastante estratégica, ela pode trazer muitos benefícios para o município. Quando os empreendedores estão organizados, eles geram renda e trabalho”.
O Sistema OSB tem feito um trabalho de aproximação com o município no âmbito de apoio na gestão de cooperativas, construção e regulamentação de políticas públicas específicas e o fomento a iniciativas de geração de trabalho e renda, como também na formação profissional com cursos de especialização em empreendimentos agroalimentares e desenvolvimento agro regional promovido pelo Instituto Federal do Pará (IFPA).
Girlan Pereira, relações institucionais da Prefeitura e coordenador especial de emprego e renda, informou que, “esta é uma das etapas para a consolidação do termo de convênio a partir das demandas da comunidade já identificadas pelo governo municipal e que buscam gerar emprego e renda para nossa gente”.
Como funciona o Sistema OCB
O Sistema OCB é composto por três instituições: a OCB Organização das Cooperativas Brasileiras, que promove o cooperativismo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representa o movimento dentro e fora do país; a Confederação Nacional das Cooperativas, que é a entidade sindical de grau máximo das cooperativas, seu trabalho é defender os interesses da categoria, promovendo, ainda, a integração entre as federações e os sindicatos de cooperativas; e o SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema “S” Cooperativista) que formula e oferece cursos de capacitação, com foco na formação profissional, educação cooperativista, gestão, liderança cooperativa e promoção social, entre outros.
Texto: Andreia Reis
Fotos: CETER
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP