PREFEITURA DE PARAUAPEBAS ANUNCIA OBRAS E SERVIÇOS PARA O CONTESTADO

publicado: 22/01/2018 18h59

Produtores rurais das comunidades localizadas na região do Contestado, área distante cerca de 60 quilômetros de Parauapebas, se reuniram no último domingo, 21, na localidade conhecida como Marinez, para discutir junto com o governo municipal ações que promovam benefícios para as famílias que vivem na região.

Com a presença do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, além de vereadores e secretários municipais, o encontro teve como objetivo informar aos produtores quais ações serão realizadas e as próximas iniciativas que devem ser adotadas para organizar o início dos trabalhos.

Darci Lermen explicou como se dão os trâmites legais e processos licitatórios para por em prática os serviços e anunciou que será implantado o programa de mecanização da agricultura para preparar as áreas para o plantio e impulsionar a produção de alimentos na região.

Dentre as medidas anunciadas, estão também a pavimentação asfáltica no trecho que compreende o município de Parauapebas até a localidade conhecida como Vila Carimã, além da instalação de torres de distribuição de internet e a construção de pontes.

“Nós queremos que a agricultura seja forte, abasteça o comércio de Parauapebas com alimentos produzidos aqui, por vocês, mas queremos também que vocês consigam escoar esses alimentos, por isso é tão importante que já tenhamos conseguido pavimentar até a Vila Carimã”, disse o prefeito.

O gestor explicou também que já vem buscando a instalação de torres de telefonia para a área e levará nos próximos dias a pauta aos órgãos federais responsáveis.

Marinez Barbosa, produtora rural há 20 anos no local, foi uma das centenas de pessoas que estiveram presentes e afirmou que as principais reivindicações dos produtores são compatíveis com a proposta do governo municipal. “Nós queremos ajuda para plantar, usar telefone, ter estrada e pontes boas e por isso que tudo que foi anunciado é muito bem-vindo”, afirmou ela.

O presidente da Câmara de Vereadores, Elias Ferreira, declarou que o apoio do Legislativo está garantido para dar celeridade à execução dos serviços: “Nós estamos aqui justamente para mostrar que a Câmara Municipal está junto com a prefeitura, viabilizando o que for preciso para esta área”, frisou o parlamentar.

O secretário de Produção Rural, Eurival Martins, informou que cerca de 50 famílias já estão sendo beneficiadas com serviços de mecanização da terra: “Nós já iniciamos alguns serviços para o pequeno produtor. Nosso foco é a agricultura. Estamos prontos para beneficiar muito mais famílias”, disse ele.

Para definir as próximas iniciativas, uma reunião está marcada para ocorrer nesta quinta-feira, 25, na Vila Conquista, às 9h, entre o governo municipal e os representantes das comunidades rurais.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira