Produtores rurais de Parauapebas serão beneficiados com Sistemas Agroflorestais

publicado: 29/11/2019 12h33

Cerca de 40 mil sementes de Cacau, de alto padrão genético certificado, beneficiarão 55 famílias. Os Sistemas Agroflorestais (Saf’s) serão implantados a partir de janeiro de 2020, em propriedades rurais de Parauapebas. As sementes foram adquiridas pela Prefeitura Municipal, nesta quarta-feira, 27, durante a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Pacajá/PA.

“Semelhante ao ambiente ecológico de uma floresta natural, os Saf’s são formas de o agricultor desenvolver produções de maneira sustentável, o que inclui a recuperação de áreas degradadas, aumento da produtividade do solo e mais geração de renda”, explica o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), Rafael Freire.

“O próximo passo do projeto é selecionar os agricultores. Os técnicos visitarão as propriedades para avaliar a aptidão de cada uma e em seguida será iniciada a fase de implantação dos sistemas, tempo que leva para a germinação das mudas de cacau”, acrescenta o secretário da Sempror, Elson Cardoso.

Cada agricultor receberá a implantação de Saf’s com 20 mil m², onde serão cultivadas culturas simultâneas de açaí Pai D’égua e BRS Pará, cacau, banana, bacuri, cupuaçu, entre outras culturas. O benefício incluirá acompanhamento técnico, preparação de solo, adubação, doação de mudas e sementes e irrigação automática.

Antes da implantação dos Saf’s nas propriedades rurais, os agricultores terão oportunidade de conhecer na prática uma Unidade Demonstrativa, instalada no Centro de Tecnologia da Agricultura Familiar (Cetaf). Por meio de uma parceria firmada com a Embrapa, todos os sistemas receberão variedades melhoradas e sementes híbridas de alto padrão, além de acompanhamento técnico especializado

Texto e Fotos: Erika Sarmanho