PREFEITURA CONCLUI REVITALIZAÇÃO ASFÁLTICA NAS AVENIDAS 01 E POTIGUAR

publicado: 08/06/2017 17h36

Com a chegada do verão, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Obras (Semob), está intensificando o trabalho de recuperação das vias da cidade. Agora, chegou a vez do Parque dos Carajás e dos Minérios receberem atenção. A avenida Potiguar, principal via do bairro que liga o Cidade Jardim ao Beira Rio, teve dois quilômetros recuperados em toda a extensão da via de pista dupla.

A rua se encontrava com muitos buracos e crateras oferecendo risco a circulação de veículos e pedestres. “Agora, melhorou. Essa rua estava muito feia, e como passa muito carro ficava difícil o trânsito”, declarou o mototaxista, Carlos Lopes, que utiliza a avenida todos os dias.

Outras vias como a Tupi, Tabajara, Tupinambá, Kaiambar, avenida I receberam os serviços. O trabalho continua até a recuperação das demais vias do local. Essa ação já se encontra em fase de conclusão, proporcionando uma visão agradável aos moradores e a quem passa pelo local.

Nos Minérios, a avenida 01, que liga o bairro ao Cidade Jardim, sempre foi alvo de reclamação dos moradores devido às péssimas condições. Desde março, a Semob vem realizando obras de drenagem e pavimentação asfáltica na área.

“Ao assumirmos a Semob, encontramos o local praticamente intransitável: o asfalto tinha desaparecido, o escoamento para as águas da chuva não existia, era um lamaçal. Como consequência, muitas reclamações dos moradores”, conta a secretária de Obras, Silvana Faria.

Para realizar o serviço, a Semob fez um levantamento completo: tipo de solo, relevo do terreno, profundidade do lençol freático, para só então iniciar as obras de urbanização do local, de modo a garantir a qualidade e durabilidade do serviço.

Foram construídas quatro bocas de lobos e coletora de águas pluviais e foram recuperadas as bocas de lobo que já existiam. Ali, foi feito o aterramento com cascalho de excelente qualidade e aplicada uma compactação reforçada, medidas consideradas pelos engenheiros da Semob suficientes para garantir a qualidade do serviço.

A pavimentação asfáltica foi concluída, ficando pendente a colocação de meio-fio e grades nas bocas de lobo, para garantir a proteção e evitar entupimento da tubulação. De qualquer forma, o local vive agora uma nova realidade. “Esse serviço agora vai funcionar, porque antes só faziam serviço ruim. Passava uma semana e os buracos voltavam. Resolveu o problema”, afirmou João Carlos, morador da área.

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim e Semob