Prefeitura conclama apoio da comunidade no combate ao Aedes Aegypti

publicado: 11/02/2016 15h58

De acordo com os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira-a), que identifica a quantidade de larvas do mosquito encontrada em imóveis da cidade, nos bairros cobertos pela equipe de Agentes de Endemias, o município de Parauapebas está na iminência de um surto de dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

O índice do Lira-a em todo o município está em 8,8% segundo o último levantamento, realizado no período de 11 a 16 de janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, índice superior a 4% indica risco de surto de dengue. O bairro Guanabara apresenta o maior percentual, na casa dos 24%, seguido dos bairros Caetanópolis, 19%, e Bela Vista com 18,75%.

No final de 2015 a Prefeitura lançou uma grande campanha de combate ao mosquito, encabeçada pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Serviços Urbanos (Semurb), em que foram realizados mutirões de limpeza para coleta de lixo e entulhos, e sensibilização da população para evitar água parada, limpa ou suja, pois esta é a condição necessária para o mosquito se reproduzir.

Os mutirões de limpeza continuaram em janeiro e o trabalho dos agentes de endemias também foi reforçado: além das visitas periódicas às residências, várias palestras em empresas, universidades e escolas já foram realizadas neste início de ano, é o que afirma a coordenadora de vigilância de endemia e ambiental da Semsa, a enfermeira Nubia Lima. Além disso, o carro fumacê está passando nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito.

“Distribuímos vários panfletos durante a nossa campanha e todos os dias temos notícias sobre os problemas gerados pelo aedes aegypti, então a população está mais do que esclarecida sobre o assunto, é necessário mais comprometimento de cada um em cuidar da sua casa”, destaca Nubia Lima, informando que a partir da agora uma Lei Federal permite que os agentes de endemias entrem em imóveis fechados, para eliminar focos de criadouros do mosquito.

O prefeito Valmir Mariano solicita o apoio da população. “Essa é uma guerra que todos têm que se envolver: poder público e comunidade. Todos nós temos que dar as mãos e combater esse mosquito; cada um fazendo a sua parte. Juntos somos sempre mais fortes”, conclama o gestor municipal.

As câmeras de seguranças do sistema de videomonitoramento também deverão ser utilizadas no combate ao aedes aegypti, os operadores ficarão responsáveis de identificar endereços de casas e terrenos em que há possíveis focos do mosquito e repassarão as informações para a Semsa.

A intensificação dos mutirões e das ações de sensibilização da população deve ser ainda mais reforçada depois do carnaval. “Estamos em guerra e para vencê-la é necessário evitar que o aedes aegypti se reproduza, todos já sabem como fazer isso. Precisamos vencer essa guerra, caso contrário podemos perder pessoas que amamos para esse mosquito”, disse Nubia Lima.

Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP