Prefeitura busca fortalecer política de emprego e renda em Parauapebas

publicado: 29/11/2019 16h13

Buscando fortalecer ainda mais a política de emprego e renda no município, a Prefeitura de Parauapebas também investe na capacitação profissional de servidores que estão diretamente ligados ao Sistema Nacional de Emprego – Sine Parauapebas.

Essa semana, servidores participam do Seminário da Rede de Atendimento do Sistema Nacional de Emprego, em Brasília. De acordo com o coordenador especial de Trabalho Emprego e Renda de Parauapebas, Girlan Pereira, um dos participantes do seminário, os assuntos como gestão e manutenção de atendimento ao trabalhador e de todo um processo de reestruturação do Sistema Nacional de Emprego, são alguns dos assuntos abordados no evento.

“Já estamos editando a legislação local que institui a Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que cria o Conselho Municipal de Trabalho e o Fundo Especial de Trabalho, Emprego e Renda. O município deve se adequar para que o Sine funcione a nível municipal, como gestor direto do órgão em parceria com o governo federal”, destaca Girlan Pereira.

Com uma atuação conjunta entre os poderes executivo e legislativo, Parauapebas é um dos primeiros municípios do Estado do Pará a buscar adequações técnicas e legais para a adesão direta do Sistema Nacional de Emprego, junto ao Ministério da Economia. Isso viabiliza o acesso aos recursos federais e captação de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador para maiores investimentos em políticas públicas de trabalho, emprego, renda e, também, programas de qualificação profissional, aprendizagem e estágios.

O encontro também permitiu aos servidores conhecerem sobre a Plataforma + Brasil, uma ferramenta web de gestão que integra todos os sistemas operacionais de captação de recursos fundo a fundo, inclusive o Fundo de Amparo ao Trabalhador com a possibilidade de acesso de recursos pelo Fundo Especial de Trabalho, Emprego e Renda do município de Parauapebas.

Para o gerente de Relacionamento Empresarial da Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) e Sine, Rogério Aves, “a qualificação traz uma visão ampla dentro das políticas de geração de emprego e qualificação e as mudanças que estão ocorrendo em algumas resoluções da lei, para trazermos melhorias dentro do cenário de empregabilidade no município de Parauapebas”, destaca o servidor.

Segundo a coordenadora nacional de Operação e Atendimento, Ivana Lúcia, o Sine está entrando em uma nova era. A criação do fundo como unidade orçamentária e participação do conselho na gestão desse fundo, traz uma maior autonomia dos municípios para decidirem a forma que querem executar. “Esse evento é muito importante no sentido de comunicação com os nossos parceiros estaduais e municipais e nas políticas descentralizadas”, ressalta.

Texto: Liliane Diniz

Foto: Girlan Pereira