Reuniões entre governo municipal e as associações dos bairros Alto Boa Vista, Novo Brasil e Cidade Jardim movimentaram a manhã de quarta-feira (17) no gabinete do executivo. “É muito bom porque o governo recebe a gente, senta e conversa sobre as demandas”, declara Antônio Pólvoa, presidente da Associação do Alto Boa Vista.
“É uma premissa do governo municipal em manter sempre um diálogo aberto com a comunidade e dando retorno de forma realista das demandas apresentadas na pauta de reivindicação”, afirma Girlan Pereira, coordenador de Relações Institucionais da prefeitura de Parauapebas.
Entre as principais demandas estão à infraestrutura das ruas e abastecimento de água. Durante toda a manhã, três associações foram recebidas e tiveram retorno das solicitações. Segue os encaminhamentos para cada bairro:
Alto Boa Vista
Os moradores solicitaram a inclusão de algumas ruas no projeto de infraestrutura que está sendo realizado no Alto Boa Vista. A demanda será avaliada por equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras (Semob). Em relação à iluminação pública, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) informou que realizará um levantamento dos postes da área para dar continuidade à implantação da iluminação pública, assim que possível. Já sobre a água, a prefeitura vai ampliar a rede de fornecimento, passando a atender o Alto Boa Vista com duas linhas de alimentação.
Novo Brasil
As ações que contribuem para trafegabilidade continuam no Novo Brasil. A ponte de concreto já foi liberada, proporcionando uma ligação mais segura com o loteamento Amazônia. Para melhorar ainda mais o acesso, a prefeitura realiza um estudo para avaliar o trânsito na entrada do Novo Brasil pela PA-275.
Isto até que se iniciem as obras definitivas do viaduto. A prefeitura também já deu início à construção da Praça do Novo Brasil que contará com quadras de esportes, coberta e de areia, playgroud, academia ao ar livre e quiosques de vendas de alimentos.
Cidade Jardim
No Cidade Jardim, a construção da escola Dorothy Stang segue em ritmo acelerado. A estrutura de alto padrão atenderá 1.400 mil alunos. A prefeitura também acompanha e cobra a conclusão das obras da creche do governo federal com previsão de terminar este ano.
Em relação à saúde, já está na Controladoria Geral do Município (CGM) o processo de licitação para a construção da Unidade Básica de Sáude que facilitará o acesso aos serviços do SUS.
Sobre a Feira Comunitária, a gestão municipal informou que está em processo avançado para a definição da área. Na segurança, a prefeitura solicitou ao governo do estado um posicionamento sobre o início das obras da Delegacia do Cidade Jardim, o terreno foi doado pelo município desde dezembro de 2017.
Outro ponto levantado pelos moradores foram os serviços de infraestrutura das ruas. Sobre este assunto, a prefeitura informou que em meados de agosto iniciarão os serviços de recuperação asfáltica. O secretário de Obras, Wanterlor Bandeira, informou ainda que na Avenida dos Ipês serão construídas ciclovias em toda sua extensão, proporcionando mais acessibilidade.
Texto: Anne Costa
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP