Prefeitura alerta para golpe em pequenos empresários que buscam crédito especial junto ao Banco do Povo

publicado: 22/04/2021 18h04

A Prefeitura de Parauapebas vem a público alertar as pequenas empresas, cooperativas e associações de Parauapebas que uma ou mais pessoas vêm se passando como agentes de crédito do Banco do Povo, para oferecer a elas cadastramento para o empréstimo especial disponibilizado pelo Programa Vencer.

Em troca do “cadastramento”, o golpista pede determinada quantia em dinheiro. O golpe chegou ao conhecimento da prefeitura nesta quinta-feira, 22, por meio de uma vítima, que pagou R$ 700 para o golpista. Quando ele pediu mais R$ 300, sob a justificativa de que faltava documentação, a vítima desconfiou e procurou o Banco do Povo, onde percebeu que havia sido enganada.

Em tom de preocupação com a possibilidade de haver outras vítimas, o secretário adjunto de Desenvolvimento e diretor do Banco do Povo, Claiton Silva, o Tita, reforça o alerta: não existe a figura de agente de crédito municipal autorizado a pedir dinheiro em troca de facilitar serviços. Além disso, o Banco do Povo foi criado para ajudar os pequenos empresários e não para colocá-los em situação de dificuldade.

“Não temos nenhum agente do Banco do Povo trabalhando na modalidade de cadastramento. Todo o pessoal está trabalhando internamente na análise dos cadastros. Depois disso, vamos entrar em contato com o empresário que solicitou o crédito dentro da plataforma online, para ele levar a documentação até o Banco do Povo e assinar o contrato. Mas isso não envolve nenhum centavo. Ninguém vai pedir R$ 1 pra ninguém. Não tem nenhum procedimento lá que seja cobrado”, enfatiza Tita.

A orientação é para que os empresários vítimas do golpe procurem a Polícia para fazer boletim de ocorrência. Em caso de a oferta do “cadastramento” estiver sendo feita em grupos de whatsApp, é aconselhável fazer o print do anúncio e também entregá-lo às autoridades policiais.

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP