PREFEITO DARCI PARTICIPA DA ABERTURA DA 2ª SEMANA DO BEBÊ

publicado: 23/05/2017 19h18

Com o tema “Criança como elo família”, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta segunda-feira, 22, a abertura da 2ª Semana do Bebê. O evento tem apoio das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Cultura (Secult), de Educação (Semed), da Mulher (Semmu) e ainda do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Adolescente de Parauapebas (Comdcap) e da Associação Ramos de Karatê (Arpak).

Na ocasião, foi ministrada a palestra educativa com o tema “A importância da amamentação”, houve exibição do filme “O Mundo nasce ao ritmo do coração” e ainda foi apresentado o Bebê Prefeito 2017. Ao longo da semana, serão realizadas diversas atividades para as gestantes, inclusive com vacinação.

A Semana será encerrada na sexta-feira, 26, com a “carreatinha” de carrinhos de bebês. Os que forem decorados irão disputar o prêmio de carrinho mais bonito.

Na abertura do evento, que ocorreu no plenarinho da Câmara Municipal, o prefeito Darci Lermen falou da importância do nascimento de um bebê para a família e para o mundo. ”O nascimento de um bebê sempre traz coisas boas pra nós, e também consegue manter a família unida”, constata ele.

Sempre que a agenda permite, Darci Lermen vai à maternidade pública para saber como as mamães estão sendo cuidadas. O prefeito procura saber de tudo desde a alimentação até a medicação. “Converso com todas as gestantes sobre como têm sido tratadas. E elas estão sendo muito bem tratadas. Também visito os bebês que nasceram, uma vez que o nascimento e o sorriso de um bebê sempre nos emocionam e renovam nossas esperanças”, declarou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Cordeiro, ressaltou que a Semana do Bebê visa mobilizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento da primeira infância “e fortalecer políticas já existentes no município, para trazer melhorias aos indicadores desse público”.

Além do prefeito e do titular da Semsa, o evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores públicos, entre outros.

Programação:

24/05 (Quarta-feira), de 8h às 12h: no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Altamira.
Público: Gestantes e crianças de 0 a 6 anos.
Atividades: Vacinação, pesagem do Bolsa Família, palestras educativas, agendamentos de consultas médicas e de enfermagem.

24/05 (Quarta-feira), de 8h às 12h: na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro dos Minérios.
Público: Grupo de famílias, gestantes e crianças de 0 a 6 anos.
Atividades: Vacinação, pesagem do Bolsa Família, atendimento médico, palestras, serviços de sobrancelha e maquiagem para as mulheres.

25/05 (Quinta-feira), de 8h às 12h: na Escola Mário Lago, Complexo VS-10
Público: Adolescentes, gestantes e crianças de 0 a 6 anos.
Atividades: Vacinação, pesagem do Bolsa Família, consultas médicas e palestras educativas.

26/05 (Sexta-feira), a partir das 16h, encerramento do evento: Carreatinha de carrinho de bebê.
Concentração: Praça Mahatma Gandhi, bairro Cidade Nova.
Chegada: Praça de Eventos, bairro Cidade Nova.
Público: Comunidade em geral.
Atividades: Apresentação da banda de música da Secult, atividades recreativas com os animadores de festa infantil da Arpaki, sorteio de brindes e escolha do carrinho de bebê mais decorado.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Luciano da Silva | Semsa