A fim de promover um debate amplo sobre políticas públicas voltadas para a comunidade juvenil, estão sendo realizadas pré-conferências nos bairros, organizadas pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ. Nessa quarta-feira (27), foi a vez dos estudantes da Escola Estadual Euclydes Figueiredo, no bairro Cidade Nova, serem ouvidos.
“Em cada pré-conferência, a gente colhe o material de propostas que será levado para a Conferência Municipal, em dezembro, onde será levantado um plano de ação para que a juventude tenha vários benefícios”, explica Alessandro Lima, presidente da Comissão Organizadora da 4ª Conferência Municipal.
As pré-conferências são momentos para que a juventude possa identificar os desafios e propor as soluções para que seus direitos sejam garantidos. Jovens da zona urbana, rural e da comunidade indígena Xikrin participam dos encontros em que têm oportunidades para sugestões, críticas e apontar alguma falha ou indicar algum projeto que beneficia a sociedade juvenil.
“A pré-conferência é importante para que, além de escolhermos nossos delegados, a gente saiba quem está indo e se vamos ser bem representados”, comenta o aluno Gabriel Ribeiro, integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), ligado ao Selo Unicef.
Ao todo, doze pré-conferências devem ser realizadas pela CMJ, de onde sairão os delegados que poderão votar na escolha dos novos integrantes do Conselho Municipal da Juventude. A votação será durante a 4ª Conferência Municipal da Juventude, que será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro desse ano.
Texto: Sara Dias
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP