Práticas inspiradoras em tempos de pandemia é tema de Mostra da Educação Infantil

publicado: 08/09/2021 16h48

A pandemia do coronavírus trouxe muitos desafios, inclusive para a educação. Aqui em Parauapebas apesar dos desafios, a educação municipal não parou. E para evidenciar as boas práticas, compartilhar saberes e valorizar as ações desenvolvidas no âmbito educacional, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Departamento de Educação Infantil, realizou a VI Mostra de Práticas Pedagógicas das Escolas Municipais de Educação Infantil de Parauapebas.

A Mostra, que foi realizada virtualmente e transmitida pelo canal da Semed no Youtube na manhã do último dia 2, foi um sucesso nos quesitos conteúdo, organização e participação do público. Com uma programação recheada de experiências exitosas, momentos culturais e palestrante renomado, a iniciativa trouxe a temática “Práticas inspiradoras em tempos de pandemia na Educação Infantil”.

A primeira educadora a compartilhar suas experiências foi a professora da escola Pequeno Príncipe Ligia Helena Varanda. Ligia é uma daquelas docentes apaixonada pela profissão. Esse amor ficou evidenciado no resultado de um trabalho caprichado e comprometido que ela trouxe para o encontro.

“A educação infantil para mim é uma paixão. E mesmo amando o que faço, o momento pandêmico trouxe muitas angustias, mas consegui me reinventar e levar conhecimento para as crianças mesmo com o distanciamento. E hoje, neste evento, a gente veio compartilhar com os professores e a comunidade aquelas atividades que deram certo”, informa a educadora, para quem a pandemia trouxe o firmamento dos laços entre família e escola.

Durante o encontro, ocorreu a participação de vários educadores, que abordaram temáticas como: “Gestão do trabalho pedagógico em tempos de pandemia”, “práticas inspiradoras do atendimento especializado no contexto pandêmico” e “Escola e família: uma relação potente”, entre outras. O evento contou também com a contribuição da professora doutora Celi Bahia, que tratou da “Educação Infantil e a Cultura Escrita”.

Para a gestora do Departamento de Educação Infantil, Marina Silva, além da aquisição de novos conhecimentos, o evento proporcionou a valorização dos educadores e das práticas de sucesso da rede de ensino. “O evento foi um sucesso, com certeza, as experiências compartilhadas aqui servirão de inspiração para vários educadores”, afirma a gestora.

Segundo a secretária-adjunta da Semed, Socorro Silva, e o diretor técnico pedagógico, Edson de Oliveira, a educação de Parauapebas é referência em qualidade e a Mostra evidenciou isso. “Nossos educadores são engajados. Eles fazem a diferença e tem muito para mostrar e nós estamos colocando em evidencia para que outros municípios e estados tirem proveito dessas experiências”, destacou Edson.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Lucas Alves/ Semed