PPA de Parauapebas é apresentado em audiência pública on-line

publicado: 31/08/2021 19h49

Plano Plurianual 2022-2025 será agora debatido pela Câmara Municipal, para onde projeto foi encaminhado nesta terça-feira, 31

Com as presenças do prefeito Darci Lermen e do vice-prefeito João do Verdurão, a Prefeitura de Parauapebas apresentou à população na noite de segunda-feira, 30, o projeto mais importante de planejamento estratégico do município: o Plano Plurianual (PPA), para os anos de 2022 a 2025, que tem um orçamento previsto de quase R$ 11 bilhões.

A apresentação foi por meio de audiência pública on-line, transmitida pelo Facebook e YouTube da prefeitura. O economista e técnico de planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda, Ângelo Jordy, apresentou os instrumentos de orçamento público, base legal, objetivos, ações, programas, ciclo orçamentário, participação social por bairros, prioridades da população por zonas, projeção orçamentária e trâmite legal do PPA. 

A secretária municipal de Fazenda, Maria Mendes, agradeceu a participação da comunidade na construção do plano. “A participação popular é fundamental, pois é com base nos anseios da comunidade que o governo vai conseguir atingir as metas desse PPA. Convido a todos para continuarem participando ativamente das próximas audiências. É importante ver sua participação ou seu sonho sendo realizado no seu bairro”, conclamou a titular da Sefaz. 

As próximas audiências sobre o PPA deverão ser realizadas pela Câmara de Vereadores, para a qual o projeto foi encaminhado nesta terça-feira, 31, para ser debatido e votado até dezembro deste ano, conforme informado pelo presidente da Casa, vereador Ivanaldo Braz, que participou da live ao lado do presidente da Comissão de Finanças da Câmara, vereador Léo Márcio, e do líder do Governo, vereador Zacarias Assunção.

Participação Popular 

Durante a live, os internautas fizeram sugestões e perguntas que foram respondidas pelas autoridades municipais. Com isso, várias ações que estão em andamento foram anunciadas. Mas antes disso o prefeito Darci Lermen ressaltou que o PPA está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da agenda da ONU.

Provocado por um internauta, o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Denis Assunção, informou que está dentro do Plano de Mobilidade Urbana a ampliação do parque semafórico do município. Alguns cruzamentos já foram mapeados para receber esses aparelhos. Informou ainda que “em parceria com a Secretaria de Obras serão feitos quebra-molas e faixas elevadas em algumas vias”. 

O secretário de Meio Ambiente, Sávio Santiago, também deu uma boa notícia: o índice de queimadas em Parauapebas caiu 60% em relação ao mesmo período de 2020 em virtude da lei municipal que pune aqueles que praticam o crime. Neste ano, informou Santiago, mais de 300 pessoas já foram multadas por fazerem queimadas. 

Pavimentação e mais serviços

Pesquisa feita pela Sefaz mostra que as três maiores prioridades da população para os próximos anos são, pela ordem, água e esgoto, segurança pública e pavimentação das ruas. Conforme destacado por Darci Lermen, com o Prosap Parauapebas ficará entre as 100 cidades com o melhor saneamento do Brasil, com um índice que vai saltar de 8% para mais de 65% enquanto o índice de tratamento e fornecimento de água vai para mais de 90%. 

Sobre a pavimentação, o prefeito anunciou a assinatura de dois contratos para recuperação da malha viária urbana e realização de tapa-buraco, a começar pelas vias de fluxo maior, com início no bairro Cidade Jardim. “Vamos aproveitar esse momento de grande arrecadação e poder de investimento para investir naquilo que vai dar longevidade de prosperidade para a população”, destacou Darci Lermen.

Texto: Rayssa Pajeú e Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP