Portadores de doenças crônicas têm “Dia D” nas unidades de saúde de Parauapebas

publicado: 09/03/2020 11h50

Toda quinta-feira pacientes cadastrados no Programa Saúde da Família

são atendidos ao longo do dia

Pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, asma, bronquite, hipertensão arterial e outras contam com atendimento prioritário todas as quintas-feiras nas unidades básicas de saúde de Parauapebas.

Com o Programa Saúde da Família, foi instituído o chamado “Dia D” para pacientes já cadastrados no programa. Eles são atendidos ao longo do dia e realizam vários procedimentos, como controle da pressão, diabetes e pesagem. Além disso, os pacientes têm também, se necessário, os serviços dos profissionais de odontologia, psicologia, nutricionista e ainda podem se agregar ao Programa Saúde em Casa, cuja equipe vai até a casa do paciente que por algum motivo se encontra impossibilitado de ir até a unidade básica.

Dona Eletéria Costa, de 67 anos de idade, é atendida pelo programa há mais de cinco anos e conta que está satisfeita. “Desde 2016 eu sou atendida aqui. Eu gosto muito desse atendimento, sou muito bem recebida na marcação de consulta. Com o médico, eu tomo medicação quando é necessário e sempre meu ponto de consulta é aqui”, diz a aposentada.

As consultas são reagendadas a cada 30 dias e a cada seis meses são refeitos todos os exames laboratoriais, dando assim continuidade ao tratamento, regularmente acompanhado pelo clínico geral e enfermeiros, para que a doença não se agrave.

“Só lembrando que nós tratamos a doença em si. Agora, a gente tem que trabalhar a parte preventiva. Sabemos que existem vários fatores que contribuem para que o paciente tenha a doença, principalmente a diabete e a pressão alta, e os fatores são diversos, desde hereditários até a alimentação. Então, a principal orientação que passamos para os pacientes é cuidar da alimentação e praticar atividades físicas”, diz o clínico geral Junio Marques.

Texto: Cris Coutinho
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP