População de Parauapebas tem até domingo para contribuir com PPA

publicado: 19/08/2021 16h27

Prazo foi prorrogado devido a pouca participação popular ao projeto que define quais obras, ações e serviços devem ser priorizados pela prefeitura durante os próximos quatro anos, quando arrecadação total do município deve ultrapassar R$ 10 bi.

A meta era alcançar em torno de 15 mil pessoas, mas até a manhã desta quinta-feira, 19, pouco mais de 1,4 mil pessoas haviam preenchido o formulário on-line com as respostas sobre as prioridades que a Prefeitura de Parauapebas deve estabelecer para cada um dos bairros do município e fixar esse compromisso no Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2022/2025.

A baixa participação popular preocupa o governo municipal, que decidiu prorrogar desta sexta-feira, 20, para domingo, 22, o prazo para que a população contribua com a elaboração do projeto mais importante para qualquer município, pois é a partir do PPA que o poder público define onde e como irá aplicar o seu orçamento em educação, segurança, saneamento, saúde, agricultura, cultura e demais áreas.

“O PPA é um instrumento de planejamento para os próximos quatro anos, que contempla os três anos de mandato do gestor atual e o primeiro ano do seu sucessor. E o planejamento é a antecipação daquilo que o prefeito tem que fazer no município”, diz a secretária municipal da Fazenda (Sefaz), Maria Mendes.

A participação popular nas leis orçamentárias municipais está prevista na Constituição. Contudo, devido à pandemia da covid-19 não foi possível realizar as plenárias nos bairros para ouvir a população.

O formulário on-line foi a saída encontrada para os moradores se manifestarem. “A gente fica feliz quando a população participa e vê que o seu bairro foi contemplado com obras da prefeitura. Agora, quem não participa não pode cobrar depois”, pondera Maria Mendes.

E recursos é que não irão faltar para a prefeitura investir nos próximos quatro anos. Pelas estimativas da Sefaz, no período de 2022 a 2025 Parauapebas deverá arrecadar perto de R$ 10,8 bilhões, o que dá uma média de R$ 2,7 bilhões por ano. “É um valor significativo que, com a participação popular, o prefeito poderá aplicar melhor os recursos”, ressalta Maria Mendes, que reforça o convite à população para que ajude a prefeitura a construir o PPA 2022/2025.

Como participar?

Você só precisa preencher o formulário on-line e marcar objetivamente as respostas sobre o seu bairro, o que não leva mais que dois minutos. Há ainda um campo para as pessoas escreverem sugestões à prefeitura.

Como acessar o formulário on-line?

Há duas maneiras, ambas bem simples e rápidas:

• No site da Prefeitura de Parauapebas, clique no banner do PPA que está no topo de página principal e, de imediato, o formulário irá aparecer.
  • Se preferir, aponte o celular para o QRCode que aparece acima deste texto. Uma mensagem vai aparecer e basta clicar nela para o formulário se apresentar.
Texto: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP