Cidade tem 42 bairros delimitados por lei, o que permite à prefeitura traçar perfil das potencialidades socioeconômicas e ambientais do seu território e avançar com projetos principalmente sobre áreas mais carentes.
Muita gente não sabe ao certo, até hoje, quantos bairros existem em Parauapebas. Os números especulados variam de 30 até 78 tendo em vista que basta nascer um grande loteamento para já ser apontado como novo bairro. No Complexo VS-10, por exemplo, falava-se na existência de 32 bairros. Haja confusão na cabeça dos carteiros, por exemplo, e da própria população.
Mas isso acabou definitivamente em 05 de janeiro deste ano com a publicação da Lei Complementar nº 24/2021, de iniciativa do prefeito Darci Lermen, que institui o Plano Diretor do Município de Parauapebas (PDMP), regulamentado em junho de 2020 pela chamada Lei dos Bairros, responsável por apresentar os memoriais descritivos de cada bairro delimitado no município.
“Essa lei define onde começa e onde termina cada bairro, informação que a gente não tinha. Foi criado o que chamamos de linha imaginária, que é o zoneamento dos nossos bairros”, explica a coordenadora de Planos Institucionais da Secretaria Especial de Governo (Segov), Lauriane Rodrigues.
Em meio aos 284 artigos do Plano Diretor já complementado, distribuídos por 104 páginas, está definido: Parauapebas tem 42 bairros divididos por 12 regiões urbanas e duas regiões comerciais, no caso as da FAP e do Polo Moveleiro.
“São 12 regiões porque Carajás ficou definida como região administrativa de Parauapebas porque o município presta serviços lá. Aliás, esse foi um ponto de ampla discussão”, diz Lauriane Rodrigues.
Foram criadas ainda cinco regiões rurais e seis regiões comerciais industriais. Com a Lei dos Bairros, o município foi dividido em cinco zonas (norte, nordeste, central, sudeste e sul) e os bairros foram delimitados.
Veja um exemplo de como ficou na VS-10, na zona sul de Parauapebas, onde quase todo loteamento era considerado um bairro, como as áreas do Bom Jesus, Águas Lindas e Bela Vista. Agora, o complexo é formado por seis bairros: Parque das Nações, São Lucas, Brasília, Morada Nova, Jardim Planalto e Jardim América.
Na zona norte do município, o Popular I e II, Morar Dias Melhores e Residencial Amec Ville fazem parte do bairro Habitar Feliz assim como o Jardim Tropical I e II e o Jardim Ipiranga compõem o bairro Tropical.
- Veja AQUI como ficou a divisão de Parauapebas, por bairro.
Importância da reorganização
Com a reorganização do município, agora delimitado por zonas, regiões e bairros, a prefeitura tem condições de traçar o perfil socioeconômico e ambiental de cada área da cidade e, a partir daí, desenvolver projetos direcionados para cada bairro a fim de desenvolver Parauapebas de forma igualitária.
Pelo artigo 10 do Plano Diretor, o Programa de Reestruturação Urbana “buscará a requalificação de bairros, periferias e agrupamentos urbanos que se encontram com infraestrutura inadequada ou carentes de atividades econômicas e serviços públicos”.
- Texto: Assessoria de Comunicação – Ascom
- Imagem: Secretaria Municipal de de Planejamento (Seplan)