Plano de Contingência da Defesa Civil avança com treinamento em ICS 300/400

publicado: 28/09/2021 11h42

Com o objetivo de preparar os órgãos públicos e a população em geral para melhor enfrentar um desastre de forma sistêmica e eficiente, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas (Comdec), desenvolve o Plano de Contingência Municipal de Parauapebas.

O plano estabelece ações coordenadas e integradas, para salvar vidas e minimizar danos e prejuízos materiais. Parauapebas é um dos primeiros municípios do Pará a contar com esse tipo de plano.

Assim, durante esta semana, de 27 a 29 de setembro, a Defesa Civil realiza um treinamento intermediário e avançado sobre o Sistema de Comando de Incidentes (ICS 300/400), para capacitar líderes e supervisores das agências que atuam em situações de desastre no município de Parauapebas, mediante acionamento do Plano de Contingência Municipal.

O treinamento é uma das etapas da preparação do município, para a elaboração do plano de contingência.

O consultor Edson Ramos, que auxilia na elaboração do plano, ressalta que o município já possui boas práticas de Defesa Civil implantadas.“Parauapebas tem um destaque em relação a muitos municípios; muito do trabalho a ser feito já está em andamento aqui, e poderá ser considerado um polo irradiador de doutrina de Defesa Civil para todo o Estado como também para outras regiões”, explica.

Texto: Édila Nunes

Fotos: Irisvelton Silva