PELA PRIMEIRA VEZ, PARAUAPEBAS PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

publicado: 30/10/2017 17h33

No último sábado, 28, o campus do Instituto Federal do Pará (IFPA) sediou a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia, evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect). A feira faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece ao mesmo tempo em 23 Estados e no Distrito Federal, e pela primeira vez Parauapebas está incluída.

O prefeito Darci Lermen, que fez parte da mesa de abertura da feira, aproveitou a oportunidade para parabenizar a Semmect pela iniciativa de promover o evento. “Esse tipo de evento que a Semmect está realizando hoje é muito importante porque estimula a curiosidade. E se apropriar desse conhecimento é maravilhoso. Acho que essa feira é uma centelha para acender esse fogo do conhecimento em nosso município”, avaliou. Darci também cumprimentou os presentes e visitou cada um dos expositores.

Os projetos reuniram alunos e professores de escolas e universidades do município e teve como objetivo aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições em todo o País. De acordo com o gestor da Semmect, Flávio Veras, “o objetivo da feira é motivar estudantes e aproximar a população em geral dos temas abordados. Alguns desses trabalhos poderão ser apresentados em outra feira do tipo, no próximo ano, em Abaetetuba e até em Barcelona, na Espanha”, revelou o secretário.

Um desses estudantes é Fernando Napoleão, aluno do curso de Engenharia de Produção pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Ao lado de seus colegas, ele apresentou um projeto que visa auxiliar análise de investimentos e tomadas de decisão de uma empresa. “Estamos apresentando um trabalho que pode ser usado em uma situação real, nesse caso, em uma mineradora. O mesmo processo também pode ser usado no dia a dia de uma casa”, esclareceu. A Semmect premiou os três melhores trabalhos da feira.

Texto: Anderson George
Fotos: Piedade Ferreira