Pela primeira vez, município oferecerá serviço de reabilitação neurológica

publicado: 07/03/2016 13h56

Durante reunião realizada na tarde de sexta-feira (04), no Centro de Especialidades Integradas (CEI), a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou o espaço em que funcionará o serviço de reabilitação neurológica para crianças de zero a cinco anos. Representantes da Apae, mães de crianças atendidas pela instituição e integrantes do Conselho de Saúde participaram do encontro. Em 27 anos, é a primeira vez que esses serviços serão oferecidos pela rede pública de saúde em Parauapebas.

A fisioterapeuta Júnia Rocha, responsável pela Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência da Semsa, explicou como será a o atendimento. “Neste primeiro momento, vamos trabalhar com o método tradicional de estimulação precoce. O neurologista vai avaliar todas as crianças e definirá quais terão que vir para as sessões: duas, três ou mais vezes por semana”, informou Júnia Rocha.

“Vamos organizar nossa agenda de atendimento de forma que priorize o bem-estar das crianças e a praticidade para os pais”, acrescentou a fisioterapeuta, informando também que os serviços de reabilitação neurológica, conhecidos também por estimulação precoce, iniciarão a partir do dia 30 de março.

Aurileide de Oliveira tem uma criança com síndrome de down, para ela é um grande auxílio contar com os serviços de saúde para o seu filho. “Estou muito satisfeita pela oportunidade que meu filho terá de contar com uma equipe completa e profissional, em um ambiente estruturado como esse”, acrescentou.

A presidente da Apae Parauapebas, Vanilda Queiroz, avaliou como positiva a proposta dos serviços que serão oferecidos pelo município. “Eu gostei de tudo o que foi falado na reunião e para iniciar o atendimento, que é a nossa maior urgência, a proposta atende nossa demanda”, informou, acrescentando que, com relação ao convênio com a Prefeitura de Parauapebas, firmado no último dia 2 de março, a direção da Apae se reunirá com as mães para definir como será o funcionamento da instituição a partir de agora.

Todas as crianças do município com deficiência terão acesso ao serviço, que será realizado por profissionais de fisioterapia. Além disso, a Semsa também disponibilizará uma equipe para atendimento multiprofissional para esse público, composto por neurologista, fonoaudiólogo e psicólogo.

Os serviços destinados às crianças com deficiência serão disponibilizados no prédio do CEI, localizado no bairro Jardim Canadá. O local, atualmente, passa por reforma e adaptação para se transformar em uma policlínica, estabelecimento que agregará diversos serviços de saúde especializados para a população do município.

Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP