PÁSCOA SOLIDÁRIA DA ESCOLA OLGA DA SILVA AJUDA 50 FAMÍLIAS

publicado: 17/04/2017 15h09

Imbuídos com os sentimentos e valores da Páscoa e com o objetivo de ajudar famílias carentes, mais de 400 alunos dos ciclos finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga da Silva desenvolveram, com o auxílio da equipe docente da unidade educacional, o projeto “Páscoa Solidária”.

O projeto foi dividido em quatro etapas: aulas teóricas sobre a temática, arrecadação de alimentos, gincana e entrega das cestas básicas, o que vai beneficiar mais de 50 famílias com a doação dos alimentos.
Na tarde da última quarta-feira, 12, muito barulho e animação marcaram a gincana, penúltima etapa da ação. Divididos em quatro equipes – Amarela, Branca, Azul e Preta -, os alunos deram um verdadeiro show de criatividade ao participaram de dezenas de provas, dentre as quais encenações musicais, enquetes e o melhor grito de guerra.

Segundo a professora de Ensino Religioso e História, Michele Keila Silva Costa, o resultado do trabalho foi surpreendente. “O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, em apenas três semanas, mas os alunos foram além do esperado. A dedicação deles ficou mais perceptível durante a realização das provas e diante da quantidade de alimentos arrecadados”, elogiou.

Depois de horas de atividades e de muito esforço para a conclusão de cada tarefa, a Equipe Amarela se consagrou a grande campeã, com mais de 10 mil pontos; em 2º lugar ficou a Equipe Branca; em 3º, a Equipe Azul; e em 4º a Equipe Preta.

Para o aluno Maxymus Felipe Oliveira Torres, do 6º ano e integrante da equipe Branca, a conquista vai além do resultado obtido com a pontuação. “A colocação é só um detalhe. Durante esses dias aprendemos muito sobre a Páscoa, mas o melhor é que unidos em equipes conseguimos arrecadar alimentos para ajudar as pessoas”, ressaltou o aluno.

Emanuelly Ferreira Viana, aluna do 8º ano, fez parte da equipe vencedora. Ela também compartilha do mesmo sentimento de Maxymus. “Tudo aqui foi aprendizado e muita diversão. Apesar de ser muito bom ser campeã e de saber que todo esforço valeu a pena, a nossa meta principal não era ganhar, mas ajudar as pessoas que estão precisando”.

As cestas devem ser distribuídas até o dia 20 deste mês. A indicação das famílias beneficiadas será realizada pelos próprios alunos, sendo que essas indicações passarão por um processo de triagem realizada pela equipe de educadores da escola.

DEMAIS ESCOLAS

Ações semelhantes ocorreram em várias das 69 escolas municipais. Na Escola Municipal de Ensino Infantil Ana Maria Machado, a confraternização de Páscoa foi marcada por momentos de distração, com músicas infantis e brincadeiras educativas. Já na Monteiro Lobato, a programação em alusão à data iniciou na segunda-feira, 10, quando a escola retratou de diversas maneiras o verdadeiro sentido da Páscoa: Jesus.

Texto: Messania Cardoso e Rebeca Lara | Semed
Fotos: Piedade Ferreira