PARTICIPE DA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE NESTE FINAL DE SEMANA

publicado: 18/10/2017 16h00

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), convida a população a participar da Campanha de Doação de Sangue que será realizada no próximo final de semana.

No sábado, 21, o atendimento será das 8 às 18 horas, com intervalo de duas horas para o almoço. No domingo, 22, será pela manhã, até o meio-dia.

A campanha é feita em parceria com o Hemopa Marabá, com o tema “Prove que seu sangue passa mesmo pelo coração, doe”. A meta é coletar 300 bolsas de sangue.

Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade a partir de 16 anos (desde que acompanhado dos pais ou responsável) até 69 anos completos – em caso de primeira doação, limite de 60 anos; e peso mínimo de 50 kg.

Para doar, é necessário portar documento de identidade original e com foto. Não é necessário estar em jejum, pelo contrário, doador deve estar bem alimentado. Quem já é doador precisa ficar atento com o tempo para novas doações: homem pode doar a cada dois meses e mulher a cada três meses.

Quem não pode doar sangue: pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Texto: Janaína Ravanelli | Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP