PARFOR REÚNE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL EM BUSCA DE QUALIFICAÇÃO

publicado: 15/02/2017 15h48

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) está buscando cada vez mais estreitar o caminho entre o sonho e a realidade dos professores em exercício na rede pública de educação básica. A oferta das licenciaturas tem transformado a vida do professor, dos alunos e da sociedade local, que ao final dos cursos recebem profissionais aptos a exercerem a disciplina.

As licenciaturas em Pedagogia, Inglês e História são frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O polo de Parauapebas tem se destacado por receber uma grande demanda, atendendo mais de dez municípios e já conta com cinco turmas, três delas em finalização de curso para receber o diploma entre junho e agosto deste ano.

A aluna do curso de Pedagogia 2013, Glades Lima, que leciona para os estudantes da educação fundamental na Escola Municipal Primavera, conta que o Parfor abriu um leque importante para unir competências técnicas e práticas. “A pedagogia nos traz uma riqueza de conhecimento imenso e hoje tenho facilidade maior em trabalhar com as crianças em sala de aula, de forma mais dinâmica e expressiva”, descreve a educadora do município há mais de 20 anos.

Um exemplo de superação é o de Marcos José, professor de História da zona rural de Jacundá, município que fica a 270 quilômetros de Parauapebas. A distância não foi empecilho para ele, que é presidente de classe da turma de pedagogia 2013. Marcos conta que sempre teve o sonho de fazer uma licenciatura e viu no polo de Parauapebas uma oportunidade de realização profissional. “Escolhi pedagogia porque ela tem a capacidade de ver o aluno como um todo. Estou aprendendo estratégias de como trazer o aluno para perto do educador e gerar nele a vontade de ser um cidadão crítico”, relata.

Os professores da rede municipal têm buscado cada vez mais essa parceria a fim de melhorar a educação em Parauapebas através da qualificação. As licenciaturas são ministradas por mestres e doutores das instituições federais durante o período intervalar. Na turma de pedagogia 2013, dos 19 alunos dez são professores do município. Já no curso de história, dos 17 alunos quatro são do município.

O pedagogo Geraldo Carneiro é professor concursado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Laura há seis anos. Para ele, é preciso ampliar a visão dos jovens, e essa é uma tarefa a ser desenvolvida dentro da escola. “Estou encantado com o curso porque ele trabalha diversas maneiras de como repensar a nossa vida em sociedade”, acredita o professor, que vê na Pedagogia um instrumento de conscientização.

PARFOR

O Parfor é financiado pelo Governo Federal em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) e os municípios. O objetivo é suprir a necessidade de formação no País. Para se inscrever, o professor precisa estar atuando em sala de aula e passar por critérios de avaliação da Secretaria de Educação (Seduc).

As universidades oferecem os cursos e enviam os mesmos professores dos cursos extensivos para ministrar aulas nas localidades. Os cursos duram em média quatro anos e ocorrem no período de recesso escolar.

Assessoria de Comunicação | PMP