Parcerias devem fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres em Parauapebas

publicado: 05/10/2021 14h17

Uma comitiva da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) de Parauapebas realizou agenda extensa em busca de parcerias

Em uma série de visitas realizadas entre os dias 27 e 30 de setembro, uma comitiva da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) firmou parcerias com órgãos do governo estadual, participou de eventos e pautou demandas na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para fortalecer e ampliar as políticas públicas para mulheres em Parauapebas.

“Temos um lindo e eficiente trabalho já desenvolvido em nossa cidade com a rede de atendimento à mulher, mas nossas demandas são crescentes e é preciso unir forças em prol das mulheres, por isso fomos em busca dessas parcerias. É uma diretriz do governo municipal o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres”, destaca Edileide Batista, titular da Semmu.

No dia 27 a comitiva participou de uma reunião com Márcia Jorge, titular da Coordenadoria de Integração de Políticas para Mulheres, que faz parte da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (Sejudh). As pautas da reunião foram: encontro de redes; encontro regional de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres Sul e Sudeste do Pará (OPMS); estreitamento de vínculo e parcerias.

“Aproveitamos o ensejo e convidamos a coordenadora, Márcia Jorge, para participar da programação dos 16 dias de Ativismo, que se realizará em novembro com o tema O Silêncio Mata – Voz e Visibilidade para as Mulheres no Enfrentamento à Violência”, compartilhou Edileide.

Ainda no dia 27 a comitiva visitou o Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugem) e participou de reuniões com a coordenadora do departamento, Larissa Beltrão, e com as psicólogas Rosana Lemos e Mislane Lima. Na oportunidade ficou acertada uma parceria para implantação do Centro Educativo Eles por Elas, em Parauapebas, e do Programa Reincidência Zero para pessoas acusadas da prática da violência de gênero.

Em agenda no dia 28 na Alepa, a comitiva apresentou para a deputada estadual, Nilse Pinheiro, o projeto Semmu Móvel, cujo objetivo é levar serviços, capacitação e informações sobre os direitos das mulheres para todo o município; e para a deputada, Paula Gomes, o projeto Mulheres de Mel, que visa empoderar o grupo de mulheres apicultoras e ajudá-las a aperfeiçoar os processos de aquisição de insumos e serviços, produção e comercialização.

No dia 29 a comitiva participou do Primeiro Encontro – Mulher Conservadora do Pará, com a presença da Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH). Edileide Batista participou da mesa de honra do evento, representando as OPMS e na oportunidade falou sobre a programação dos 16 dias de Ativismos.

O último dia de agenda foi marcado por uma visita de campo ao município de Primavera do Pará, na cooperativa Cooprima, com o objetivo de entender a metodologia de cultivo e o empreendedorismo das mulheres produtoras da região.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Semmu

Assessoria de Comunicação/PMP

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/OUTUBRO/semmu Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}