Parceria promove mais segurança no trânsito

publicado: 02/03/2016 16h58

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), realizou durante esta quarta-feira (02), ação de conscientização no trânsito em frente à Escola Evolução, na Rua B, no bairro Cidade Nova.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito, Milton Lima, a atividade desenvolvida com a direção da escola particular envolve cerca de 40 alunos e faz parte de um projeto piloto que visa promover mais segurança no embarque, desembarque e transporte de alunos.

“As ações ocorrerão uma vez por semana, durante todo o mês de março. A ideia é que essa proposta também seja desenvolvida em outras escolas públicas e privada do município”, afirmou.

A mãe de aluno, Cristina Vidal, aprovou a iniciativa. “O legal é que as crianças aprendem, desde cedo, na prática e os adultos ficam mais atentos aos puxões de orelha dos estudantes”, disse.

Toda a ação contou com o monitoramento de agentes de trânsito, servidores do DMTT e coordenadoras da escola Evolução. De acordo com a diretora da unidade educacional, Edite Figueiredo, todos devem se conscientizar em relação ao respeito no trânsito.

Agente mirim pela primeira vez, a aluna do 7º ano, Laura Monteiro, de 12 anos, acredita que todos precisam viver num trânsito mais saudável. “Acho legal poder interagir com as pessoas que estão se comportando de forma errada no trânsito, a continuação das ações vai permitir que a gente atinja a um resultado bacana”, disse entusiasmada.

Os pais e responsáveis pelo traslado de alunos foram orientados a não estacionarem nas áreas de embarque e desembarque, não parar em fila dupla, respeitar a faixa de pedestre, pilotar moto sempre com capacete, usar o cinto de segurança, além de levar as crianças em cadeirinhas de acordo com a faixa etária indicada pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Sara Nascimento
Semsi