Parauapebas terá nova e moderna rodoviária até final de 2022

publicado: 24/06/2021 17h37

Obra é fruto de parceria entre prefeitura e Grupo Partage e foi projetada para cidade com 1,5 milhão de habitantes.

Quem vê o vídeo em 3D da nova rodoviária de Parauapebas não deixa de se impressionar. Com 2,5 mil metros quadrados de área construída, a obra apresenta características dos melhores aeroportos do País, pois já nasce grande, suficiente para atender até 1,5 milhão de habitantes.

Na área de chegada e saída dos ônibus, poderão estacionar 15 veículos simultaneamente, com capacidade para 30 embarques e desembarques por hora. Capacidade que pode crescer com o decorrer do tempo tendo em vista que a nova rodoviária é modular, ou seja, tem espaço para ser ampliada à medida que a população de Parauapebas for aumentando. Afinal, a nova rodoviária será construída numa área total de mais de oito mil metros quadrados.

Esses e outros dados foram apresentados na cerimônia de assinatura do convênio entre a Prefeitura de Parauapebas e o Grupo Partage na manhã de quarta-feira, 23, com a presença do prefeito interino João Trindade, o João do Verdurão; o secretário especial de Governo, Keniston Braga, secretários municipais e vereadores.

Ao lado de toda a equipe do Partage de Parauapebas, o diretor comercial do grupo, Adriano Capobiano, que veio de São Paulo para participar daquilo que ele denominou de “momento sublime e extraordinário” para toda a cidade: a assinatura do termo de cooperação técnica, por meio do qual o Partage Shopping cede a área de sua propriedade para o município, especificamente para a construção da rodoviária intermunicipal.

Juntamente com a área, o empreendimento também elaborou o projeto arquitetônico para a prefeitura executar a obra, já incluída no Programa Municipal de Investimentos (PMI) de Parauapebas, que projeta a construção de grandes obras na cidade nas áreas cultural, esportiva, desenvolvimento sustentável, administrativa e turística.

Conforme explicado por João do Verdurão, depois de concluída a licitação para a construção da nova rodoviária a prefeitura espera entregar a obra antes do final de 2022.

Visão do futuro

Na oficialização da parceria com o Partage, foi sentida a ausência do prefeito Darci Lermen, que está na capital paulista para tratamento da Covid-19. “Darci é um visionário. E essa é uma obra que ele tem pressa que aconteça”, enfatizou João do Verdurão, para quem as parcerias público-privadas, as chamadas PPPs, “são o caminho para o desenvolvimento”.

O diretor comercial do Partage tem a mesma linha de raciocínio, mas afirmou que na decisão do shopping em doar o terreno ao município pesou também a seriedade com que o governo municipal tem conduzido a gestão pública.

“Pela lisura, pela transparência e visão empreendedora, estou feliz com a parceria com a prefeitura”, afirmou Adriano Capobiano, para assegurar que “o prefeito Darci foi o grande idealizador” da nova rodoviária juntamente com o Partage.

“A prefeitura é feita de gente que pensa a cidade para o futuro”, elogiou o diretor do shopping, que desde 2016 visita Parauapebas e ficou surpreso com o crescimento da cidade nos últimos anos.

Para Keniston Braga, a construção da nova rodoviária celebra uma parceria que “vem se multiplicando” com um grupo que tem aberto as portas para execução de programas municipais, como a Feira da Agricultura Familiar. Com a nova rodoviária, pontuou o titular da Segov, toda a população de Parauapebas será agora beneficiada com um lugar amplo e mais confortável na hora das viagens intermunicipais.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Elienai Araújo