Parauapebas: Técnicos e produtores são capacitados com o programa Balde Cheio

publicado: 11/03/2016 11h48

Ampliar a produção leiteira e criar alternativas de renda para pequenos e médios produtores rurais, por meio de metodologias, essa é a proposta do Programa Balde Cheio que há um ano capacita técnicos e produtores rurais de Parauapebas.

O curso teórico é colocado em prática na área da Apa do Gelado, zona rural de Parauapebas. Ao todo, são 15 produtores rurais assistidos por cinco técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e um da Estação Conhecimento, que orientam os agricultores na melhor maneira de intensificar a qualidade de sua produção com menor gasto.

Paulo Macedo é um dos técnicos que participa do curso, ele conta que a qualificação dá respaldo em termos de técnicas voltadas para a bovina cultura leteira. “Oportunidade de se especializar e passar para o produtor as metodologias que devem ser aplicadas na propriedade como: intensificação de pastagem, manejo do solo, capim e dos próprios animais para a melhoria da alimentação, sombra, água, sais minerais, técnicas que aumentam a produção em uma menor área”, explica o zootecnista.

Na visita à propriedade de Jorge Pereira Marques, um dos produtores rurais acompanhados pelos técnicos, do secretário de Produção Rural Horácio Martins, juntamente com sua equipe, puderam o ver o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante um ano e aprender sobre as técnicas aplicadas na área.

O produtor que sempre trabalhou com gado de leite, agora utiliza técnicas e segue orientações para melhorar a produção. Em uma área de um hectare foi trabalhada a pastagem em 24 piquetes com o capim apropriado. O produtor conta que os animais comem o capim sempre verde que é mais nutritivo e agora é mais fácil cuidar do pasto.

“Além de aprender sobre pasto rotacionado, que é divido em piquetes, estou evitando desperdícios e cuidando das despesas. Anoto tudo, despesas, receitas, dados climáticos. Com isso, minha produção aumentou de 40 litros diários para 60 litros, mas agora com oito vacas no pasto. Todos os dias vendo o leite”, afirma o produtor.

A capacitação é uma iniciativa da Estação Conhecimento, por meio do programa Balde Cheio que já é aplicado em diversos municípios do Brasil.

Liliane Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP

Foto: Ascom | PMP