PARAUAPEBAS SEDIA OFICINA SOBRE SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

publicado: 04/07/2017 15h20

Com a presença de trabalhadores da Assistência Social de Parauapebas e de municípios vizinhos, teve início na manhã de hoje, 4, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a oficina “Operadores do Suas”. O evento irá até sexta-feira, 7, e é organizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da diretoria de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A oficina faz parte do Plano Estadual de Educação Permanente de Assistência Social do Pará e tem como objetivo possibilitar reflexões que contribuam na construção de instrumentais e técnicas que auxiliem na operacionalização dos serviços que compreendem desde a organização administrativa até as prerrogativas legais e teóricas, que são referência para a organização e estruturação das ações, projetos e serviços prestados nos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A abertura contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Jorge Guerreiro, e da equipe da Seaster, composta pela pedagoga Maria Rosete de Moraes, pelos assistentes sociais Antonio Sena e Célia Dereci Farias, pelas psicólogas Feliciana Ueyama e Wanda Carvalho e pelos sociólogos João Paulo Thury e Helena Gomes.

No início dos trabalhos, foram apresentados marcos legais, legislação ampla e restrita que subsidiem o trabalho da assistência social. Nos próximos quatro dias, serão apresentados e debatidos temas como matricialidade sociofamiliar, proteção social básica, de média e alta complexidades, entre outros. “Esse é um momento de ampliarmos os nossos conhecimentos para podermos dar um melhor atendimento às pessoas que precisam dos serviços da assistência social”, disse o secretário Jorge Guerreiro durante a abertura do evento.

Texto e foto: Antonio Fernandes | Semas
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP